CI

SE: Agricultores comemoram boa safra de batata doce


Irrigação pública contribuiu para sucesso da plantação da raiz

Graças ao auxílio dos técnicos agrícolas da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), os agricultores do perímetro irrigado Poção da Ribeira, em Itabaiana, comemoram a boa safra de batata doce. Mesmo com a seca, que atinge a região, a irrigação pública contribuiu para o sucesso da plantação da raiz, que chega a mais de 28 toneladas por hectare. Cerca de 900 sacos da batata são exportados por semana para outras cidades.


São mais de 400 lotes, cada um com dois hectares de terra, que cultivam batata doce, que é vendida em sacos de 40 kg ou caixas com 25 kg. Cada saco ou caixa custam até R$ 20. Por conta disso o município atualmente é o maior produtor de batata doce, sendo responsável por 85,61% da produção, segundo dados de 2006 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As batatas são exportadas para cidades como Minas Gerais, Salvador, Feira de Santana, Bahia, e Maceió.

Sob o forte sol, o agricultor Antonio Almeida, 42, trabalha na lavoura cultivando e colhendo as batatas, que já têm destino certo. Dos quatro hectares da sua propriedade, que fica no perímetro Poção da Ribeira, três são destinados ao plantio da batata doce. O agricultor conta que a cultura traz segurança, pois como fica debaixo da terra, não sofre com a interferência do clima, como a chuva e o vento. Ele cultiva ainda, vagem e pepino. “Eu optei pela batata doce por conta da facilidade que é lidar com seu cultivo. Em 3 meses ela já está pronta para comercialização”, explica.

Para o também agricultor, Arnaldo Nascimento de Goes, a irrigação o ajudou a mudar de vida. Antes havia espera sem perspectivas, e hoje o que predomina é a certeza de uma boa colheita e renda garantida. “Eu plantava macaxeira, mas não tinha certeza se conseguiria ter bons lucros com a colheita. Tínhamos que esperar mais de um ano para colher. Mas hoje, graças à irrigação e a ajuda dos técnicos da Cohidro eu obtive sucesso com a plantação de batata doce”, relata o agricultor ao ressaltar que o sucesso no plantio gera empregos para famílias da região.

Batata doce

A batata doce rende, no mínimo, 28 toneladas por hectare, mais do que o esperado, diante do clima seco que predomina no local. Augusto Cesar Barros, gerente do Perímetro Irrigado da Ribeira, explica que o apoio técnico aos produtores é dado de forma constante. Segundo ele, o auxílio quanto à forma de adubação e a irrigação formam um conjunto de técnicas e procedimentos que garantem a boa produtividade.


“Quando o produtor nos procura, damos a assistência necessária e de forma coletiva, para que eles multipliquem as informações para os demais. Nossa orientação é para que esses agricultores não usem agrotóxico em seu cultivo. Muitos já sabem o benefício de aderir à agricultura orgânica”, ressalta Barros.

Para o presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, o resultado desse trabalho é fruto da competência dos técnicos que lidam diretamente com o agricultor e do Governo do Estado que se preocupa e luta pelo homem do campo.

“Quero parabenizar aos técnicos agrícolas, que desempenham um papel de suma importância, favorecendo os agricultores, através de seu conhecimento. É certo que o trabalho desenvolvido pelos técnicos agrícolas contribui efetivamente para o crescimento da produção do nosso Estado. Contudo, não podemos esquecer que tudo isso não seria possível sem o investimento do Governo do Estado em agricultura irrigada”, ressalta.

Fonte: Ascom Cohidro

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.