Sead é destaque na Conferência BiodieselBR 2016

Agronegócio

Sead é destaque na Conferência BiodieselBR 2016

Grandes empresários e executivos do setor de biodiesel se reuniram para discutir os temas mais importantes do momento na área de biocombustíveis na Conferência BiodieselBR 2016
Por:
993 acessos

Grandes empresários e executivos do setor de biodiesel se reuniram para discutir os temas mais importantes do momento na área de biocombustíveis na Conferência BiodieselBR 2016, realizada entre os dias 16 e 17 de novembro, em São Paulo. O coordenador de Biocombustíveis da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), Marco Pavarino, apresentou um balanço das ações do Selo Combustível Social e as propostas de aperfeiçoamento das regras e procedimentos para 2017. Entre as metas para o próximo ano está a inclusão de mais agricultores no programa.

Pavarino falou sobre os desafios para a diversificação das culturas produzidas pela agricultura familiar nos arranjos do Selo e o avanço do Programa na região Nordeste. Em primeira mão, o coordenador apresentou ainda uma prévia dos números registrados em 2016. “Com a estrutura que temos hoje, conseguiremos beneficiar cerca de 72 mil famílias com os arranjos construídos com as empresas produtoras esse ano. O volume de recursos que o programa gira por ano, em aquisição de matéria-prima da agricultura familiar está em R$ 4 bilhões, além de R$ 50 milhões em assistência técnica aportado pelas empresas. Ou seja, a ideia é aprimorar e expandir para 2017; e o evento foi importante para mostrar isso tanto para os agricultores quanto com as empresas”, explicou Pavarino.

A Sead apresentou também os principais temas que serão incluídos na pauta de discussões da Câmara Técnica de Acompanhamento e Avaliação do Selo Combustível Social em 2017. O Selo é o principal instrumento de inclusão produtiva dos agricultores familiares na cadeia de produção do Biodiesel. As famílias recebem assistência técnica e também tem a garantia de venda da produção por meio da assinatura de contratos prévios de compra. As empresas que têm o Selo Combustível Social participam de forma diferenciada dos leilões da Agência Nacional de Petróleo e também contam com benefícios fiscais por participarem dos arranjos com os agricultores familiares e suas cooperativas.

Segundo o coordenador de Biocombustíveis da Sead, um dos maiores desafios para o próximo ano será fazer com que o Selo chegue a agricultores familiares de regiões onde a inserção do programa ainda não está forte. “ As mudanças que foram propostas estão em sintonia com o que o setor espera, mas tudo será discutido mais detalhadamente ao longo do ano que vem”, indicou Pavarino. A Conferência BiodieselBR é o principal evento de biodiesel do país e reúne empresários do setor e representantes de toda a cadeia de produção e de comercialização de matéria-prima e do biocombustível. A Conferência é uma realização da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e pela União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink