CI

Sead e Incra assinam nova parceria para beneficiar agricultores

O ato aconteceu nesta quinta-feira (30), e simboliza o começo de uma parceria entre os dois órgãos.


O secretário especial da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Jefferson Coriteac, e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Leonardo Góes, assinaram um Termo de Execução Descentralizada (TED) para realizar Ação de Cidadania nos municípios. O ato aconteceu nesta quinta-feira (30), e simboliza o começo de uma parceria entre os dois órgãos.

A Ação de Cidadania consiste em uma série de atividades realizadas em todos os estados brasileiros, como mutirões de documentação para os agricultores rurais e assentados (Registro Geral, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento), atendimentos de saúde e palestras sobre diversos temas voltados à agricultura familiar. Além disso, o Incra disponibilizará representantes para prestarem assistência em relação às políticas públicas do órgão. Para que essas medidas sejam realizadas, a Sead investiu R$ 4 milhões e 400 mil.

De acordo com o titular da Sead, essa parceria é o início  de muitas outras que virão. “Na minha gestão sempre frisei que o Incra e a Sead devem caminhar juntos. Esse é o primeiro ato de muitos. As ações são específicas e devem, no sentido figurado, conversar entre si. A Sead e o Incra são como irmãos, e o símbolo dessa parceria é o TED”, destaca. O secretário especial ressalta ainda, a importância da documentação para os agricultores. “Com os papéis de identificação eles podem acionar as políticas públicas e então, fomentar as suas produções. Todo mundo merece um documento para chamar de seu. Temos que lembrar que o crescimento do país passa pela agricultura familiar.” 

Já para o presidente do Incra, Leonardo Góes, a assinatura do TED, é como um símbolo. “É a primeira parceria com a Sead. É importante que demonstra o alinhamento, a junção das pastas para resolverem um problema do trabalhador rural. Ademais, é importante para o Incra porque voltamos a fazer com mais vigor e capacidade a Ação, com esse aporte de recursos da Sead. Os mutirões estão acontecendo, e agora com a parceria, eles irão acontecer com mais frequência. ”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.