CI

Sead investe na preparação dos Cursos de Gestão de Cooperativas

Os idealizadores esperam que cerca de 40 pessoas compareçam ao evento em Belo Horizonte


Com um investimento de mais de R$ 2,6 milhões, a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) está promovendo oficinas regionais sobre o Projeto Político Pedagógico e organização dos Cursos de Gestão de Cooperativas da Agricultura Familiar em todo o território brasileiro. O próximo encontro vai acontecer nos dias 5 e 6 de dezembro, em Belo Horizonte (MG). 

Luís Fernando Tividini Oliveira, consultor em cooperativismo da Sead, destaca que as oficinas são atividades preparatórias para a realização de 50 cursos direcionados aos dirigentes de cooperativas e associações da agricultura familiar. “A secretaria acredita que os eventos regionais serão importantes para a mobilização dos atores da região e das próprias cooperativas, que irão definir os temas prioritários, as datas e locais de realização dos cursos”, comenta Tividini.

Os idealizadores esperam que cerca de 40 pessoas compareçam ao evento em Belo Horizonte, dentre eles, representantes de movimentos sociais e do cooperativismo solidário, entidades governamentais estaduais e federais, pesquisadores, professores, agentes de Assistência Técnica e Extensão Rurais (Ater) e convidados dos estados de outros estados, como Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. O evento é uma realização da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). 

O coordenador geral de Cooperativismo da Sead, Rodrigo Pucinni Venturin, destaca a importância de haver este planejamento coletivo: “As oficinas regionais são importantes para aproximar os conteúdos e metodologias às demandas específicas das cooperativas, além de deflagrar o processo de organização e mobilização dos cursos em conjunto com protagonistas locais do cooperativismo”, enfatiza. De acordo com Venturin, os encontros que antecedem os cursos são importantes não só para organizá-los, mas também para divulgá-los a um maior número de pessoas ligadas ao setor.

Além da região Sudeste, que recebe as oficinas na semana que vem, estão previstas tais ações nas regiões Sul e Centro-Oeste até o início de 2017, em datas a serem definidas. 

Sobre os cursos
Após as oficinas regionais, serão iniciadas a realização de 50 cursos distribuídas entre todas as Unidades Federativas, para 2.250 dirigentes, envolvendo cerca de 750 cooperativas em todo o país. A previsão é que os cursos, que têm carga horária de 24 horas, se iniciem em março. Datas e quantidades de dias em que as aulas serão distribuídas vão ser definidas em cada região. 

As turmas terão 45 alunos e os cursos têm três eixos norteadores: gestão de empreendimentos, mercados institucionais e a doutrina cooperativista. Os instrutores são professores do núcleo de cooperativismo da Universidade Federal da Fronteira Sul

É a primeira vez que a Sead (antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário) oferece uma atividade desta natureza para um púbico tão amplo. 
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (61) 2020-0949/0513

/Tereza Rodrigues

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.