CI

Sead participa da comemoração dos 52 anos da Seagri-DF

Comemoração dos 52 anos da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF).


O secretário José Ricardo Roseno, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), participou na manhã desta quarta-feira (14) da comemoração dos 52 anos da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF). A solenidade, que aconteceu na sede da Secretaria na Associação dos Servidores (ARCEF), contou com a presença de representantes do governo, da imprensa, servidores da pasta e agricultores.

Originalmente denominada Secretaria de Agricultura e Produção, a Seagri-DF foi criada em 10 de dezembro de 1964, por meio da Lei nº 4.545, publicada no Diário Oficial da União em 14 de dezembro de 1964, para trabalhar com a expansão econômica, agricultura, assistência ao agricultor, abastecimento, defesas sanitárias animal e vegetal e recursos naturais.

Na abertura da sessão, nove deputados distritais, três deputados federais e quatro representantes de veículos de comunicação, foram homenageados com a entrega de certificados pela contribuição exercida, no âmbito da esfera pública, no que diz respeito ao desenvolvimento da agricultura no Distrito Federal – seja por meio de emendas parlamentares ou veiculação do tema pela mídia. Dentre os homenageados, estavam o deputado federal Augusto Carvalho; os distritais Joe Valle, Juarezão, Cláudio Abrantes e Wellington Luiz Silva; o chefe da Agência Brasília, Vinicius Doria e as repórteres Flávia Marsola, da TV Globo, e Fernanda Farias, do Canal Rurl. 

Em seu discurso, o secretário José Ricardo Roseno enfatizou que em 2017, cerca de 60 mil famílias serão contempladas com políticas públicas de assistência técnica, de fomento, de comercialização, com a presença mais marcante dos governos estadual e federal e uma participação mais efetiva dos movimentos sociais. Serão 10 estados do semiárido brasileiro, que se beneficiarão com o lançamento de um novo projeto.

Roseno agradeceu o apoio dado pelo deputado Augusto Carvalho para o fechamento de um montante no valor de R$ 480 milhões em emendas parlamentares, destinadas a apoiar as políticas públicas da Sead em 2017. “Esse valor é muito significativo, pois chega a 25% do nosso orçamento”, explicou o secretário. E, em seguida, estendeu os agradecimentos também ao secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha, pelo empenho em apoiar e redirecionar políticas tão importantes para o país. “Em meia hora de reunião reformulamos toda uma política para o semiárido brasileiro”, enfatizou.

Com um empenho no valor de quase R$ 4 milhões, que serão depositados ainda este ano, Roseno anunciou que na última semana de dezembro será apresentado o planejamento estratégico da Sead, e que um dos focos será apoiar a regularização fundiária, inclusive do Distrito Federal e do Entorno, uma ação que reconhece a importância da agricultura familiar e dos agricultores que se encontram em situação de posse ou não detêm o título da sua propriedade rural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.