CI

Sead realiza oficina de aprimoramento de mutirões

As ações de mutirões em todo o Brasil são primeiramente pensadas em Brasília


A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), por meio da Subsecretaria de Regularização Fundiária na Amazônia Legal (Serfal), realizou nessa quarta-feira (26), a Oficina de Aprimoramento dos Mutirões do Terra Legal. O evento reuniu os técnicos de todas as coordenações do Programa para compartilhar resultados e discutir gargalos e soluções que possam melhorar os mutirões. A ação contou com a parceria da agência alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) para organização e realização dos trabalhos.

O chefe de Divisão de Alienação de Terras Rurais, Assis Brasil Guimarães, ressaltou a importância da Oficina pelo fato dos mutirões terem sido criados para otimizar as operações do Terra Legal. Assim, a capacitação impacta diretamente sobre todas as outras etapas da ação. “O principal objetivo dos mutirões é cadastrar aqueles que ainda não estão cadastrados e que têm o direito à terra, além de instruir os que já têm processos em fase de finalização”, explica Assis, ressaltando que essa foi a forma que a Sead encontrou de estar perto dos beneficiários e melhorar as ações, que são realizadas próximo às comunidades em que eles vivem.

As ações de mutirões em todo o Brasil são primeiramente pensadas em Brasília, depois repassadas aos escritórios regionais, que as realizam nos municípios onde vivem os beneficiários. A Serfal tem planos para que a oficina também aconteça com os grupos do Terra Legal que trabalham nos estados. Entre os próximos mutirões previstos estão os de Belém, Marabá em Altamira, no Pará. Sendo que o de altamira, será interno para análise dos processos já existentes.

Saiba mais sobre o Programa Terra Legal aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.