CI

Seagri-BA simplifica vida do produtor com emissão da e-GTA

Os criadores interessados em emitir a GTA em sua propriedade devem procurar as gerências da Adab


A Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) está simplificando e facilitando a vida do criador. A partir de agora o produtor rural poderá emitir a Guia de Trânsito Animal (e-GTA) via internet, em sua propriedade, desde que esteja com a situação sanitária de sua propriedade regularizada, seu cadastro atualizado na Adab e tenha um valor pré-pago creditado para a emissão do documento. Para isto ele receberá uma senha de acesso ao Sistema de Integração Agropecuária (Siapec) para emitir o documento, obrigatório para o trânsito de animais em todo o território baiano.


“Trata-se de mais uma ação inovadora da Seagri/Adab, visando oportunizar ao criador escolher a melhor forma de emissão da GTA e compartilhar essa responsabilidade conosco em prol do desenvolvimento da agropecuária na Bahia”, ressaltou o Chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura, Jairo Vaz, que representou o Secretário Eduardo Salles, durante a cerimônia de lançamento da e-GTA na Fenagro 2012 no Parque de Exposições de Salvador na noite de ontem (29). “E este é mais um passo rumo ao desenvolvimento tecnológico da agropecuária baiana”.

Os criadores interessados em emitir a GTA em sua propriedade devem procurar as gerências da Adab, solicitar sua senha de acesso ao Siapec e recolher o DAE. O recolhimento do DAE também pode ser feito através site da Secretaria da Fazenda (www.sefaz.ba.gov.br), lembrando que o custo é cobrado por cada animal movimentado e reajustado anualmente conforme decreto governamental.

Após recolher o DAE e creditar o valor pré-pago para a movimentação dos animais o criador pode acessar o site www.siapec.adab.ba.gov.br e preencher os dados para ter acesso à sua Ficha Sanitária e emitir a e-GTA em papel tipo A4, a partir de qualquer computador conectado à internet. Vale ressaltar que a impressão do documento deve ser feita, preferencialmente, em impressora a laser. Documentos impressos em jato de tinta não podem estar manchados, molhados, borrados ou rasurados, pois não serão aceitos como válidos.

“A funcionalidade dessa modalidade de GTA vai beneficiar o produtor porque ele vai acessar sua guia de qualquer lugar do mundo, bastando ter acesso à internet”, aponta o Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres. “Mas o sistema traz também outras responsabilidades, já que a base de dados tem que estar atualizada com as informações prestadas pelo criador”, reforçou Torres. Segundo o diretor, a coparticipação dos criadores desde a emissão do documento até o acompanhamento do trânsito de animais torna o trabalho da Adab ainda mais eficiente. “A defesa agropecuária na Bahia é feita para o produtor rural e com o produtor rural”, disse.


Para o presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), João Martins, a nova modalidade da GTA aponta um trabalho sério e consciente da Adab, caracterizado por oportunizar meios para que os agropecuaristas possam ser parte integrante dos processos sanitários desenvolvidos pela Agência. “Agora nós temos como escolher dia e horários mais convenientes, qualquer lugar, seja na fazenda, fora dela, dentro e fora do Estado ou qualquer país, para emitir via internet, a Guia de Trânsito de Animais”, comemorou.

Para o Diretor de Defesa Animal da Adab, Rui Leal, o sistema traz mais confiabilidade. “Ao emitir o documento por ele mesmo o criador tem mais conforto e o serviço torna-se mais transparente e próximo do produtor, seguindo a orientação do Governo do Estado da Bahia e da Seagri”, enfatizou. “O que nós pretendemos com tudo isso é facilitar a vida do criador, mantendo a sanidade dos rebanhos baianos”, finalizou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.