CI

Seagro busca apoio para ampliar produção de seringueira no TO

O projeto prevê a aquisição de três patrulhas mecanizadas


Para ampliar a produção de seringueira no Estado, favorecendo a ampliação da geração de renda por parte do produtor rural, o secretário executivo da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua, entregou na sexta-feira, 19, ao deputado federal Cesar Halum o Projeto de Estruturação dos Polos de Produção de Seringueira no Estado. O projeto prevê a aquisição de três patrulhas mecanizadas, no valor de R$ 759 mil cada, para beneficiar o produtor na hora do preparo do solo e do plantio das mudas. O diretor de Agroenergia da Seagro, Luiz Eduardo Leal, e o coordenador de Biomassa, Hélio Souza, participaram da reunião.

Cada patrulha conterá caminhão, tratores, carreta, grade, sulcador, pulverizador, distribuidor de calcário e plantadeira. Padua explicou que o maquinário será gerido por um comitê gestor formado por Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Embrapa, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins e Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural . A intenção da Seagro é oferecer ao produtor toda a estrutura que precisa para desenvolvimento da cultura.

Halum garantiu que incluirá em suas emendas parlamentares para o próximo ano valor ao menos para aquisição de uma das patrulhas. “Entendo esta necessidade e acredito que estamos no caminho certo, o de oferecer oportunidades para que o homem do campo cresça e gere renda”, disse.

“A seringueira é importante, sobretudo para diversificar e aumentar a renda dos agricultores familiares, que são a maioria entre os que vivem na zona rural do Tocantins”, afirmou Leal, acrescentando: “o intuito é melhorar a qualidade de vida dos pequenos agricultores”.

Polos

O Governo do Estado vem trabalhando na implantação de polos de seringueira, em três diferentes regiões do Estado: Sudeste, Centro-oeste e Norte. Em junho deste ano foi lançado o I Polo de Seringueira em Pium (Sudeste) e em setembro o II Polo, em Palmeiropolis (Centro-Oeste). O terceiro polo deve ser lançado nos próximos meses, no município de Santa Fé do Araguaia (Norte). Atualmente, a área plantada com seringueira no Tocantins é de 1.840 hectares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.