CI

Seagro busca recursos para alavancar cadeia produtiva do leite no TO

Produção no Estado ainda está abaixo de sua capacidade


Produção de leite no Estado ainda está abaixo de sua capacidade
 
Com o objetivo de promover o desenvolvimento da pecuária leiteira, mediante o processo de transferência de tecnologias para extensionistas, bem como para produtores de leite, a Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário busca celebrar convênios junto ao Governo Federal. Ao todo, três convênios estão em tramitação e devem ser firmados em 2012, alavancando o setor.

Um destes convênios será fechado com o Ministério da Integração Nacional, que aguarda empenho, de acordo com o coordenador de Desenvolvimento Animal da Seagro, Cláudio Luiz Sayão Lobato. Nesta proposta, os recursos serão destinados a 25 municípios da região do Bico do Papagaio, com o objetivo de incentivar o consumo de leite, fomentar a produção, fortalecimento da assistência técnica, unidades demonstrativas, melhoramento genético e capacitação técnica de técnicos e produtores.

A proposta de outro convênio foi protocolada no Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - e se celebrado será destinado ao desenvolvimento da cadeia leiteira em seis pólos produtivos do Estado.

Lobato lista ainda o projeto Prodeleite – Programa Estadual de Desenvolvimento do Leite em convênio com o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado, vinculado à Secretaria da Indústria e Comércio. “A proposta é de mais de R$ 2 milhões para implantar hectares de pastagens e campineira, nos territórios do Bico do Papagaio, Médio Araguaia e Sudeste e ainda nos pólos das regiões Central e Sul do Estado”, adianta.

Segundo o coordenador, o Prodeleite usará a metodologia do programa já conhecido no Tocantins, o ‘Balde Cheio’, desenvolvido em parceria com o Sebrae Tocantins. A meta é aumentar a produção de leite do Tocantins e atender mais de 40 laticínios, que atualmente trabalham abaixo da capacidade máxima.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.