CI

Seagro e Sesau assinam acordo para melhoria da qualidade do leite no TO

O Termo garante, entre outras ações, avaliação da qualidade do leite pelo Lacen


A produção leiteira no Tocantins é uma atividade em expansão, principalmente para os pequenos produtores. Para incentivar, ainda mais, essa atividade, a Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e a Sesau – Secretaria Estadual de Saúde assinaram Termo de Cooperação Técnico-Científica para promover análise da qualidade do leite no Tocantins. O acordo foi assinado, na tarde dessa quinta-feira, 12, no gabinete da Sesau, em Palmas.

O Termo garante, entre outras ações, avaliação da qualidade do leite pelo Lacen – Laboratório Central de Saúde Pública do Estado. Segundo o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, essa é uma ação das Secretarias para impulsionar a produção leiteira no Estado. “Com isso teremos o serviço de análises do leite disponibilizado para os produtores e pequenas agroindústrias, proporcionando qualidade para o consumo da população”, argumentou.

Padua disse ainda que essa é uma forma de promover o controle de qualidade do leite produzido no Tocantins. “O mais importante é que estamos propondo que os produtores trabalhem na formalidade, expandindo a produção leiteira para aumento de renda dos mesmos”, destacou o secretário executivo.

As ações de desenvolvimento dessa parceria, como a coleta do leite e acondicionamento das amostras, serão desenvolvidas sob a coordenação e supervisão da Diretoria de Segurança Alimentar da Seagro. Já as análises e amostras serão supervisionadas pela Diretoria do Lacen.

Dados

O Tocantins produz atualmente 233 milhões de litros de leite por ano, segundo dados da Seagro de 2011. Destaque para a região Norte do Estado, onde é registrado um dos maiores crescimentos proporcionais de produção do País.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.