CI

Seagro/GO monta estratégia para incentivar cadeia da uva no Estado

A intenção da secretaria é envolver neste trabalho toda a cadeia produtiva, que hoje abrange cerca de 500 produtores em todo o Estado


Com objetivo de fomentar o desenvolvimento da cadeia da uva em Goiás, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro), com apoio do Sebrae-Goiás, pretende realizar em março deste ano um workshop para produtores goianos que atuam no segmento. A intenção da secretaria é envolver neste trabalho toda a cadeia produtiva, que hoje abrange cerca de 500 produtores em todo o Estado, além de pesquisadores da Emater, Embrapa e de universidades goianas.


Segundo o secretário da Agricultura, Antônio Flávio Camilo de Lima (foto), a equipe da Seagro vai montar uma estratégia para trabalhar a produção de uva, ainda considerada pouco representativa no Estado, diante de culturas tradicionais como a soja e o milho. Na reunião na tarde de ontem com o diretor técnico do Sebrae, Wanderson Portugal, o secretário explicou que é preciso considerar os anseios dos produtores e as necessidades da cadeia. De acordo com Antônio Flávio o trabalho da Secretaria vai começar por identificar os produtores, que tipo de uva produzem, qual tipo de subproduto é extraído da uva e mercado consumidor, dentre outros aspectos. A partir desse trabalho de identificação, serão formuladas propostas para os produtores.

Atualmente as principais regiões produtoras da fruta em Goiás hoje são Itaberaí, com a uva de mesa, e Santa Helena, Hidrolândia, e Paraúna, todas com produção destinada, sobretudo, à fabricação de vinhos e sucos. Segundo dados da Seagro, a produção goiana fica em torno de 30 toneladas por hectare, por safra. Um dos diferenciais da uva produzida em Goiás é o teor de açúcar superior ao das uvas produzidas em outras regiões do País, propriedade atribuída às boas condições do clima e do solo goiano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.