CI

Seagro instala Conselho Estadual dos Territórios da Cidadania no dia 11

O programa tem a expectativa de atender cerca de mil municípios brasileiros, com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais e promover um desenvolvimento harmonioso e sustentável


A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro) promoverá na próxima sexta-feira (11-04) a instalação do Conselho Estadual dos Territórios da Cidadania. O evento será no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, às 14h. O programa Territórios da Cidadania foi lançado em fevereiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e prevê 135 ações de desenvolvimento regional e de garantia de direitos sociais.

Só no primeiro ano, o programa tem a expectativa de atender cerca de mil municípios brasileiros, com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais e promover um desenvolvimento harmonioso e sustentável.
Os municípios estão dentro dos 60 territórios, entre eles o Vale do Rio Vermelho, em Goiás, que foram escolhidos por apresentar o menor índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País e baixo dinamismo econômico. O investimento previsto é de R$ 11,3 bilhões em 2008.

Goiás está mapeado com 19 Territórios aprovados pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS). Como critério de formação, os territórios devem ser formados, no mínimo, por 50% de entidades de agricultores familiares. Cinco deles já receberam recursos do MDA e dois (Chapada dos Veadeiros e Vale do Paranã) receberão ainda esse ano. "A partir daí fecharão as regiões do Entorno e do Nordeste de Goiás", afirma o superintendente da Agricultura Familiar da Seagro, Carlos Eduardo da Silva Lima.

Estarão presentes ao evento o governador Alcides Rodrigues Filho, os Ministros do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel e da Educação (MEC), Fernando Haddad, o secretário estadual de Agricultura de Goiás, Leonardo Veloso, Prefeitos, Deputados Estaduais, Federais entre outras autoridades publicas e lideranças do agronegócio goiano, bem como a participação da população.

Leonardo Veloso afirma que esse evento é muito importante porque dá seguimento ao trabalho que já vem sendo realizado pela Seagro, em conjunto com o MDA e parceiros, para beneficiar a população que integra os Territórios. "Com a criação do conselho, poderemos apoiar ainda mais o desenvolvimento dessas regiões beneficiando as pessoas diretamente interessadas".
 

O que é Território Rural - Segundo o MDA, Território Rural são espaços geográficos ocupados e transformados pelo ser humano. São aqueles que apresentam características tais que sua população, suas atividades econômicas e sua paisagem são predominantemente rurais e homogêneas. Território é uma opção política de reconhecer a força do local, de entender que a superação de problemas vivenciados em ambientes comuns é mais eficientemente solucionada se for assumida de forma coletiva, tendo o Governo como estimulador e a sociedade como protagonista.
 
Mais informações pelo telefone (62) 3201-8905. As informações são da assessoria de imprensa da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (Seagro).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.