CI

Seapa ministra aula sobre o Serviço Veterinário Oficial na UFRGS

A primeira aula foi ministrada por Rodrigo Nestor Etges


Técnicos do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS (Seapa), deram início, na segunda-feira (25), aos encontros com acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com exposição sobre o serviço veterinário oficial, a primeira aula foi dirigida aos estudantes dentro da disciplina de Introdução à Medicina Veterinária.


A primeira aula foi ministrada por Rodrigo Nestor Etges. Foram apresentados aos estudantes os órgãos que constituem o Serviço Veterinário Oficial no Estado, no Brasil, e também instituições internacionais ligadas à saúde animal, como OMC e OIE. "Nosso objetivo é explicar aos acadêmicos, principalmente, as questões relacionadas à defesa sanitária animal, como o trabalho desenvolvido na vigilância sanitária, na fiscalização de produtos de origem animal, a ação em focos de doenças e o treinamento contínuo que nossos técnicos recebem", relatou Etges.

O veterinário buscou mostrar como a atividade nesta área, junto à órgãos oficiais, é uma possibilidade de trabalho para os futuros profissionais. "Como indicativo da importância da defesa sanitária, lembrei que o surgimento da primeira escola de veterinária, há 350 anos, na França, ocorreu para pesquisar a peste bovina que acometeu o rebanho europeu e trazia prejuízos para a economia da época", ressaltou o técnico da Seapa.


A próxima aula do projeto será no dia 18 de maio, na Ulbra, em Canoas, ministrada pela veterinária Rita Dullac Domingues. As exposições serão também levadas para outras universidades gaúchas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.