CI

Seapa recebe Prêmio de Inovação em Transparência pelo Informa Agro

Programa reúne informações e dados obtidos de fontes fidedignas relacionadas ao agro

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) foi uma das premiadas na categoria Inovação em Transparência da 2ª edição do Prêmio Goiás Mais Transparente do Programa de Compliance Público (PCP) do Governo de Goiás, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE). A premiação foi recebida pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (10/12), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, e contemplou o Programa de Transparência Informa Agro da Seapa.

O Programa vencedor é uma iniciativa desenvolvida pela Gerência de Inteligência de Mercado da Superintendência de Produção Rural Sustentável da Seapa, em parceria com a Comunicação Setorial da pasta, e apoio de outras gerências. Reúne os informativos Agro em Dados, Radiografia do Agro em Goiás e Conjuntura Agro, as Cartilhas Informativas da Seapa e ações de transparência de informações, a exemplo da Semana da Agricultura Familiar e da construção do BI Seapa, com o propósito de analisar dados, gerar informação e disponibilizá-las ao mercado gratuitamente, inovando e marcando definitivamente a sua posição de referência para o setor produtivo.

Conforme explica o secretário Antônio Carlos, os produtos criados e desenvolvidos pela Seapa no Informa Agro têm o intuito de promover e aperfeiçoar a transparência da gestão e das políticas públicas realizados pelo Governo de Goiás, por meio das ações da Pasta. "Todas essas ações tornam as informações mais acessíveis aos públicos a que se destinam. É um esforço de transparência dos dados que vem se aprimorando gradativamente, desde que lançamos o boletim informativo Agro em Dados, ainda em 2019", considera.

Antônio Carlos destaca a importância dessas ações não só para a transparência dos dados utilizados pela Seapa, mas também sob o ponto de vista do público da pasta, na formação de opinião e tomada de decisão no agro. "Transparência exige muito mais que a disponibilização de dados aleatórios. É gerar informação fidedigna, inteligente e útil para um Estado e um País que lideram o agronegócio no mundo. Para nós, da Seapa, é motivo de orgulho ter também esse reconhecimento por parte dos órgãos de transparência", complementa.

Na avaliação do superintendente de Produção Rural Sustentável, Donalvam Maia, os dados disponibilizados pela Seapa já retornam em frutos para o Estado e ainda têm um grande potencial a ser explorado. "Gerar informações a partir de dados claros e bem relacionados contribui tanto para o setor público, na construção de políticas efetivas, quanto para o setor privado, na tomada de decisão de investimentos e alocação de recursos. Essa informação transparente gera empregos e renda no Estado e Goiás possui condições e riquezas que ainda podem ser exploradas para o ganho de toda a população", ressalta.

A gerente de Inteligência de Mercado da Seapa, Juliana Dias Lopes, comemora o reconhecimento alinhado à missão da unidade. "Nossa equipe recebe com muita alegria esse reconhecimento e é muito gratificante saber que estamos no caminho certo. Gerar informação de qualidade é nossa missão e é muito bom ver que nosso trabalho contribui para que as políticas públicas sejam direcionadas de forma assertiva, o que pode ser comprovado pelos resultados das ações implementadas por nossos gestores", avalia.

Conforme complementa o chefe da Comunicação Setorial da Seapa, Fernando Dantas de Oliveira, a Secretaria tem buscado a todo momento aperfeiçoar seus produtos e entregas na área da Comunicação, e estes têm uma importância ímpar na construção da transparência da pasta. "A Comunicação da Seapa tem um olhar cuidadoso com a transparência das informações, tanto para o público interno, quanto para o público externo. Os boletins, as cartilhas e os informativos, por exemplo, surgiram da necessidade de levarmos conteúdo de qualidade relacionado ao setor agropecuário para o nosso público, alinhado às ações da Seapa e das jurisdicionadas, Emater, Agrodefesa e Ceasa", explica. "Mostra ação de Governo, mas também informa e beneficia a sociedade e, com certeza, conforme orientação do nosso secretário Antônio Carlos, logo teremos ainda mais produtos informativos à disposição do cidadão."

Transparência

O Prêmio Goiás Mais Transparente do Programa de Compliance Público (PCP) também traz, em sua 2ª edição, uma avaliação da transparência do órgão, conforme metodologia definida pela Controladoria Geral do Estado (CGE) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE). A Seapa também foi contemplada nesta avaliação e recebeu o Selo Ouro.

O Prêmio tem por objetivo reconhecer os esforços dos órgãos e das empresas (sociedades de economia mista controladas pelo Estado) com o selo de excelência em transparência; estimular o desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo da Transparência Ativa e Passiva, pelo atendimento a exigências legais e a melhores práticas de entrega de informações para a sociedade, direcionadas pelas respectivas metodologias; e possibilitar que a transparência seja um caminho para o controle social e para a melhoria nos serviços prestados pelo Estado à sociedade e não somente uma obrigação ou norma a ser cumprida. A Seapa também foi contemplada na 1ª edição do Prêmio, em 2019.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.