CI

Seapa reinstala Câmara Setorial da Uva e do Vinho

Entidades apresentaram diagnóstico da evolução da produção de uva nos últimos dez anos


Entidades apresentaram diagnóstico da evolução da produção de uva nos últimos dez anos
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) reinstalou nesta terça-feira (29), a Câmara Setorial da Uva e do Vinho, que não se reunia há 13 anos. Durante o encontro, o titular da Seapa, Luiz Fernando Mainardi, confirmou ainda que o Estado está duplicando o volume de recursos repassados ao Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), através do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis).

Neste ano, o Fundovitis deve movimentar cerca de R$ 20 milhões, a partir de um gerenciamento democrático, com aparticipação de entidades governamentais. "O Ibravin, mediante projetos aprovados pelo Fundovitis, continuará promovendo e divulgando os vinhos, sucos e espumantes, além de realizar o planejamento estratégico para que o setor continue crescendo", afirmou Mainardi.

Na reunião de reinstalação da Câmara Setorial da Uva e do Vinho, o pesquisador José Fernando Protas, da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, apresentou diagnóstico da evolução da produção nos últimos dez anos, a fim de subsidiar um programa de modernização da vitivinicultura. Um dos dados da pesquisa indica que o número de municípios que plantam uva com fins comerciais cresceu de 75 para 149.

O coordenador técnico da Câmara, Jorge Hofmann, apresentou a mais de 30 representantes de entidades a relação de projetos elaborados em conjunto com Ibravin, Fecovinho, Embrapa, Emater, Comitê de Fruticultura da Metade Sul, Secretaria Estadual de Turismo e Centro Ecológico Ipê, que estão sendo encaminhados pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio ao Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul.

Entre eles, um projeto de Assistência Técnica para as regiões em que há mais dificuldades na consolidação da cultura, Enoturismo em 25 municípios das regiões da Quarta Colônia, Vale do Jaguari, Alto Uruguai, Campanha e Centro Serra, implantação de projeto piloto de uva para suco em assentamentos, fixação da marca e divulgação dos vinhos da campanha, revitalização e recuperação das regiões deprimidas e modernização do Laren.

Mainardi reforçou a necessidade de as entidades apresentarem, através da Câmara Setorial, projetos de desenvolvimento do setor. O diretor executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, anunciou que nos dias 7 e 8 de dezembro técnicos do Ministério do Planejamento estarão no Estado. Eles vão explicar os procedimentos na elaboração de projetos que busquem a captação de recursos externos.


Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.