CI

Seappa autoriza abate de javalis no RS

Medida emergencial é válida por tempo indeterminado


A Secretaria da Agricultura (Seappa) publicou na sexta-feira (3) a portaria n 183/2010 autorizando a captura e o abate do javali-europeu (sus scrofa) e seus híbridos.

O secretário, Gilmar Tietböhl, destacou que a medida é emergencial e válida por tempo indeterminado. Ele explicou que o Ibama criou um grupo de trabalho nacional para tratar do assunto, mas uma normativa só deve sair em seis, ou sete meses. "Outros estados como Santa Catarina e Mato Grosso do Sul também emitiram medidas para controlar a proliferação." As regras estabelecem que o abate somente poderá ser realizado nos limites da propriedade do produtor rural, com sua autorização expressa e após notificação das Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas.

Além disso, o abate deve ser feito unicamente por meios físicos, sendo proibidos meios como envenenamento, que prejudique a fauna e a flora. Os animais já causaram prejuízos em diversas lavouras e na pecuária.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.