CI

Sebastião Pedro conquista o Personagem Soja Brasil 2022

O chefe geral da Embrapa Cerrados (DF) foi um dos quatro agraciados com o prêmio Personagem Soja Brasil 2022


Foto: Divulgação

O chefe geral da Embrapa Cerrados (DF), Sebastião Pedro da Silva Neto, foi um dos quatro agraciados com o prêmio Personagem Soja Brasil 2022 na noite de quinta-feira (5). Um dos três indicados na categoria Pesquisador, ele foi escolhido pelo voto popular, com 69% dos votos. O concurso cultural é promovido pelo Projeto Soja Brasil, do Canal Rural, e busca homenagear atores da cadeia produtiva da soja que tenham contribuído para o desenvolvimento e a história da oleaginosa no País. 

Para Sebastião Pedro, a honraria é o reconhecimento pelo trabalho como pesquisador em melhoramento genético de soja voltado à produção sustentável, utilizando insumos regionais como os bioinsumos e os remineralizadores de solo, visando à sustentabilidade econômica e ambiental. 

“O melhoramento genético é a base da agricultura. Todas as espécies de plantas e animais são selecionadas para determinados fins. No nosso caso, o melhoramento genético de soja foi o que permitiu a adaptação da soja no Bioma Cerrado. A soja é uma planta de clima temperado, vinda da Manchúria, na China, região de solos muito férteis. E aqui no Bioma Cerrado temos clima tropical, latitudes baixas e solos fracos. Esse é um exemplo clássico de que o melhoramento genético pode ajudar a transformar a realidade socioeconômica das regiões por meio da agricultura”, comenta.

Ele lembra que o Cerrado responde atualmente por mais de 50% dos grãos e da carne produzidos no País, é o maior produtor nacional de algodão e tende a ser um grande produtor de leite e de proteína animal em geral. “Tudo isso veio depois da soja. Ela foi uma planta pioneira no Cerrado e eu participei, como melhorista, desse processo”, diz.

O chefe geral da Embrapa Cerrados ressalta que o agraciamento de um pesquisador em melhoramento genético com o prêmio Personagem Soja Brasil 2022 traz à tona a importância dessa área da pesquisa para a sustentabilidade do agronegócio no Brasil e para a segurança alimentar do mundo. 

“Nós da Embrapa também estamos sendo reconhecidos. A equipe que trabalha com soja na Empresa é muito grande, tem cerca de 500 pessoas. Compartilho este prêmio com todas elas. Ele é um indicativo de que o melhoramento genético é reconhecido como uma das áreas mais importantes da pesquisa científica e agronômica”, diz Sebastião Pedro, que junto com o pesquisador André Ferreira lidera uma equipe de melhoristas de soja para o Centro-Norte do Brasil.

O programa de melhoramento da soja da Embrapa é um dos 93 programas de melhoramento genético atualmente coordenados pela Empresa. Sebastião Pedro aponta que há uma forte correlação entre as pesquisas na área com a soja e os demais programas de melhoramento genético da Embrapa. 

“A soja é a planta mais importante hoje como pauta de exportação do nosso agronegócio e na balança comercial, sendo essencial nas cadeias produtivas vegetais e das proteínas animais. Mas o sistema produtivo não ocorre só com a soja. No Brasil, ela prepara o solo para as culturas do milho, do feijão, do trigo, entre outras, e é o elo fundamental da intensificação sustentável via Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Então, temos aqui um sistema produtivo em que a soja é um dos componentes de fundamental importância”, explica. 

Para o chefe geral da Embrapa Cerrados, o Personagem Soja Brasil 2022 é, em última análise, o reconhecimento ao trabalho de melhoramento genético como um todo. “No momento em que o melhoramento genético de soja é reconhecido pelo público externo e pelos stakeholders como importante a ponto de merecer uma premiação, estamos, na verdade, reconhecendo todos os programas de melhoramento genético. Assim como a soja, todas as outras culturas têm o seu papel no sistema produtivo”, conclui.

Além de Sebastião Pedro, eleito pelo público, Luís Penckowski, da Fundação ABC, do Paraná, foi premiado na categoria Pesquisador pela comissão julgadora do concurso. Na categoria Produtor, foram agraciados Renato Schneider, de Porto Nacional (TO), pelo voto popular; e Fernanda Falcão, de Sarandi (RS), pela comissão julgadora.

Confira a cobertura oficial do Personagem Soja Brasil 2022 aqui.

Sobre o vencedor

Sebastião Pedro é engenheiro agrônomo com mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de Viçosa e PhD em Biotecnologia Agrícola pela Tokyo University of Agriculture (Japão), além de MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha há cerca de 30 anos na área de melhoramento genético de soja, sistemas de produção sustentáveis, transferência de tecnologia e inovação, buscando desenvolver cultivares para a produção sustentável no Cerrado.

É coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Soja da Embrapa para o Centro-Norte do Brasil, tendo participado do desenvolvimento de 138 cultivares registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária, e Abastecimento, das quais 46 como melhorista líder. Participou, ainda, da proteção de 86 cultivares no Serviço Nacional de Proteção e Cultivares, sendo melhorista líder de 37.

O pesquisador atualmente trabalha no desenvolvimento de cultivares de soja com alta eficiência no uso de nutrientes e resposta ao uso de remineralizadores de solos e bioinsumos, visando à redução de custos de produção, ao aumento da rentabilidade da produção e à mitigação dos gases de efeito estufa. Outra linha de pesquisa prioritária é a intensificação sustentável da produção agropecuária por meio dos sistemas integrados de produção agrícola e pecuária (corte e leite), buscando preservar a sustentabilidade da produção agropecuária nas dimensões econômica, ambiental e social.

Empossado como chefe-geral da Embrapa Cerrados em novembro de 2020, Sebastião Pedro trabalha na Unidade desde 2008, onde também foi chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia de 2015 a 2019. Entre fevereiro e outubro de 2019, exerceu o cargo de chefe da Secretaria de Inovação e Negócios (SIN) da Embrapa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.