CI

Sebrae, Aurora e MCE premiarão produtores e empresários rurais de SC

Troféu Aury Luiz Bodanese será entregue no final de julho


Pelo quarto ano consecutivo, a Coopercentral Aurora, o Sebrae/SC e o Movimento Catarinense pela Excelência (MCE) concederão o PRÊMIO EMPREENDEDOR COOPERATIVISTA – Troféu Aury Luiz Bodanese – em reconhecimento ao desempenho de empresários/produtores rurais que adotaram práticas diferenciadas, melhorando a qualidade de vida e a renda da empresa rural sem agredir o meio ambiente. A solenidade de entrega da premiação está agendada para as 10 horas da manhã do dia 30 de julho, no Ginásio de Esportes da unidade industrial Fach 2, em Chapecó.

Todas as famílias rurais que concluíram o programa Qualidade Total Rural podem participar do prêmio. Esse programa está sendo desenvolvido nos estabelecimentos agrícolas do grande oeste de Santa Catarina há 14 anos e foi classificado como um dos maiores instrumentos de qualificação dos produtores rurais do país. O programa contabiliza mais de 20.000 famílias rurais qualificadas e é desenvolvido pela Coopercentral Aurora e suas cooperativas agropecuárias filiadas, com apoio do Sebrae, do Senar e do Sescoop.

O prêmio será concedido ao empresário rural que ingressou na atividades antes de dezembro de 2005, tenha domicílio fiscal na área de abrangência da cooperativa, comprove regularidade fiscal, faça parte de cooperativa filiada à Coopercentral e tenha participado integralmente do Programa Qualidade Total Rural.

“A qualidade deve estar presente em todas as etapas da produção agropecuária e na vida da família rural como um atributo do qual não se abre mão”, observa o presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster.
O coordenador de treinamento Joel José Pinto mostra que o prêmio instituído leva as famílias rurais a prosseguirem nos esforços de qualificação e requalificação profissional-empresarial.

O agente de articulação do Sebrae, Enio Parmeggiani, realça que o Prêmio comprova que a vida das famílias rurais mudou com os investimentos em formação profissional rural que o Sescoop, o Senar, o Sebrae e as cooperativas sustentam há vários anos através do projeto de desenvolvimento de produtores rurais integrados às cooperativas singulares (Deprics).

PRÊMIOS
Neste ano, 109 propriedades rurais pertencentes a sete cooperativas agropecuárias catarinenses estão inscritas. As cooperativas entregarão os seguintes prêmios: 1º lugar um notebook; 2º lugar um forno de microondas e 3º lugar uma máquina fotográfica digital. A Coopercentral Aurora, por sua vez, concederá prêmios em dinheiro nos valores de 5 mil reais, 2,5 mil reais e 1,5 mil reais aos primeiros três colocados.

SISTEMÁTICA
A avaliação dos empresários candidatos ocorre com a adoção de um instrumento que analisa a gestão pela qualidade praticada pelo empresário rural e dos resultados de sua propriedade, levando em consideração critérios de liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade (relacionamento com o meio ambiente e com os demais empresários rurais na prática do cooperativismo), conhecimento, relacionamento com as pessoas e resultados.
O reconhecimento ocorre em duas etapas. Na primeira fase, os três empresários rurais de cada cooperativa singular participante que obtiverem o melhor desempenho no processo de avaliação serão reconhecidos como vencedores em sua cooperativa nas categorias bronze, prata e ouro. Na segunda fase, os três empresários que obtiverem o melhor desempenho entre os vencedores de cada cooperativa serão reconhecidos como vencedores do Troféu Aury Luiz Bodanese.

As etapas do concurso incluem inscrições, autoavaliação, seleção daqueles que serão visitados, visita à propriedade rural pelo Comitê Gestor, decisão sobre os vencedores e relatório de avaliação.
 
As informações são da MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.