CI

Sebrae apoia coleção de artesanato no Distrito Federal

Série de peças produzidas por 30 grupos são inspiradas no empreendedorismo social


A história do empreendedorismo social do Distrito Federal estará estampada e bordada no trabalho que 30 grupos locais de produção de artesanato apresentarão em São Paulo, em 2011. Esse é o tema da coleção que começou a ser criada em novembro, nas oficinas de design do projeto de Empreendedorismo Social do Sebrae no Distrito Federal, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O resultado será lançado em agosto na 19ª Paralela Gift – Feira de Design e Produtos Contemporâneos.

Até lá, há muito trabalho a fazer. De 8 a 12 de novembro, a equipe de designers responsável pela idealização da série esteve em Brasília, trabalhando o tema com os artistas. Os profissionais se reuniram com as lideranças dos grupos participantes, propuseram exercícios e apresentaram novas técnicas.

“Essa reunião com os artesãos é importante porque eles podem compartilhar experiências. E principalmente nesse projeto, com o tema empreendedorismo, diferentes grupos se somam para desenvolver um produto só”, explica o coordenador da equipe de designers, Renato Imbroisi.

Várias técnicas

“Eu amei tudo. Foi um aprendizado enorme. As ideias dos designers foram muito boas. Achei bem interessante a proposta de utilizar várias técnicas numa única peça”, conta a artesã do grupo Oliveiras, Maria Gláucia de Oliveira. “Agora, temos que fazer o dever de casa para apresentar nossas criações na próxima reunião”, conclui.

Essa é a 14ª vez que o Sebrae no DF promove o desenvolvimento de uma coleção única envolvendo vários profissionais de artesanato da região. Há sete anos, o projeto também conta com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, o que permitiu ampliar o número de artesãos participantes, dando maior visibilidade à ação.

Para esta edição, foram convidados 30 grupos tanto da área rural quanto da urbana, que confeccionam produtos ligados a moda e acessórios, ambientação de interiores, copa, cozinha, mesa e cestaria. “Todos os envolvidos fazem parte do projeto de Empreendedorismo Social do Sebrae, uma parceria com o MCT, e já passaram por capacitações técnicas, de design e de empreendedorismo”, explica a gerente do Sebrae no Distrito Federal, Antonieta Contini.

Serviço:

Informações para a imprensa

Suendi Peres – [email protected]
Isabel Vilela – [email protected]
Kelly Valente – [email protected]
Regina Trindade – [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.