CI

Sebrae apresenta estudo sobre atividades econômicas na Amazônia

Os diagnósticos que resultaram dos projetos estruturantes são exemplos da busca do equilíbrio entre o bioma de floresta tropical


Proposta é estimular geração de benefícios sociais às populações por meio de iniciativas sustentáveis

Os resultados de três anos de pesquisa envolvendo sete estados da região Norte foram apresentados na última quinta-feira (11-11), em Porto Velho, capital de Rondônia. Os coordenadores nacionais, regionais e os gestores estaduais dos projetos estruturantes reuniram-se no auditório da Federação das Indústrias (Fiero) para apresentação e divulgação oficial das pesquisas.

A reunião transcorreu durante todo o dia e apresentou a estrutura das atividades econômicas estudadas. Por meio desses estudos foram geradas cartilhas, livros e documentos que viabilizam a estruturação da atividade. Esses instrumentos serão disponibilizados pelo Sebrae aos empresários interessados. A proposta original é a geração de dividendos econômicos e sociais, principalmente o acesso à tecnologia e ao conhecimento, para que nessa faixa territorial possam se desenvolver iniciativas sustentáveis.

Os diagnósticos que resultaram dos projetos estruturantes são exemplos da busca do equilíbrio entre o bioma de floresta tropical, dominante na região, com ações de desenvolvimento. Isso tudo considerando preservação ambiental, profissionalização das atividades econômicas, além de agregação de valor aos produtos e serviços.

O superintendente do Sebrae em Rondônia, Pedro Teixeira Chaves, disse durante a abertura da reunião que esses estudos transcorreram com o pensamento de mostrar à sociedade que existem atividades econômicas sustentáveis para as comunidades amazônicas. “Os estudos detalham o passo a passo de atividades rentáveis à região. Foram respeitadas todas as características locais, tornando ecologicamente correto o produto final”, afirmou o superintendente.

Parceria

Os projetos tiveram início em 2007, num esforço conjunto do Sebrae Nacional, das unidades do Sebrae na Região Amazônica e da Abase (Associação dos Sebraes estaduais) na Amazônia. Eles têm como meta também gerar estudos indicando oportunidades de negócios e mapeamento de mercados consumidores, entre outras informações.

De acordo com essa diretriz, foram estabelecidos os seguintes Projetos Estruturantes: Madeira e Móveis na Amazônia, Flores Tropicais, Manejo Florestal não Madeireiro, Pirarucu na Amazônia e Turismo.

Serviço:
Sebrae em Rondônia: (69) 3217.3829
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.