CI

Sebrae instala unidade do Pais em universidade

Projeto servirá de apoio para implantação da disciplina de agroecologia no curso de Agronomia da federal de Goiás


Projeto servirá de apoio para implantação da disciplina de agroecologia no curso de Agronomia da federal de Goiás
Goiânia - A Faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) ganhou uma unidade do projeto Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais). A iniciativa desenvolvida pelo Sebrae em parceria com a Fundação Banco do Brasil servirá de apoio para os professores implantarem a disciplina de agroecologia no curso.

"Estamos divulgando um projeto que produz alimentos sem agrotóxicos, com economia de água e de fácil manejo. É possível aplicá-lo em grandes e pequenas propriedades", explica James Stecca de Sousa, consultor do Sebrae em Goiás. Em cada unidade podem ser cultivadas hortaliças, verduras, frutas, grãos e aves, todas ao mesmo tempo.

O projeto tem construção acompanhada por técnicos do Sebrae em Goiás. A família beneficiada recebe gratuitamente um kit com sementes, sistema de irrigação, calcário, tela, pregos, além de capacitação para o trabalho e assistência técnica. "Um pequeno produtor pode ter em sua chácara até seis unidades, o que lhe garantiria renda média de R$ 2 mil mensais negociando os produtos em feiras livres da capital", explica James.

As unidades do Pais utilizam adubo orgânico ao invés de agrotóxicos. O material pode ser facilmente produzido na própria propriedade com restos de folhas e podas de gramas, serragem, esterco animal e até papel picado. "A mistura dos resíduos animais e vegetais formam o melhor composto orgânico para a terra. A planta adoece menos, pois a terra recebe comida de qualidade", afirma Stecca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.