CI

Sebrae/SC busca fortalecer ecossistema de inovação do oeste

Você tem uma startup ou uma empresa inovadora e precisa de recursos para alavancar seu negócio?


Foto: Pixabay

Você tem uma startup ou uma empresa inovadora e precisa de recursos para alavancar seu negócio? Tem dúvidas de como atrair investidores? Quais argumentos utilizar? Que critérios eles usam para avaliar a proposta? Para auxiliar o ecossistema de inovação do oeste catarinense a responder perguntas como essas, o Sebrae/SC promoveu, nesta semana, reunião on-line de apresentação do Projeto Capital Empreendedor SC.

Durante um bate-papo de aproximadamente 30 minutos o gestor do projeto Capital Empreendedor no Sebrae/SC, Roberto Tavares de Albuquerque, explicou sobre os objetivos da proposta, método utilizado, número de participantes em cada etapa, resultados esperados, circuito de investimentos e programação 2021. “O projeto está na terceira edição. Santa Catarina participa desde a primeira. Neste ano são nove Estados participantes”, comentou.

O projeto tem como objetivos apresentar os principais processos e critérios utilizados pelo investidor anjo para selecionar uma startup; identificar o investidor e a proposta de investimento que mais agrega valor ao negócio; preparar os empreendedores para negociação com investidores de capital de risco e aproximar os investimentos que estejam alinhados com o propósito da empresa.

“Temos uma simulação de negociação nos encontros para preparar os empreendedores com as perguntas que, geralmente, os investidores fazem. Também explicamos os critérios utilizados pelos investidores na análise do negócio e na postura de empreendedor”, ressaltou Albuquerque.

O método compreende sensibilização dos participantes, lançamento do projeto, workshops empreendedores, oficina de pitch, mentorias (máquinas de vendas, jurídico, negócios, comportamental), circuito de investimento e monitoramento por um ano para acompanhar o processo de investimento.

“Em 2019, participaram do circuito nacional mais de 200 investidores. Santa Catarina foi o Estado que mais levou startups participantes. Para prepará-las para o evento contamos com vários parceiros, fundos gestores de investimentos e advogados”, enfatizou o gestor do projeto ao analisar o número expressivo de participação de startups a cada ano e o incremento no valor investido.

Para o gestor de projetos do Sebrae/SC, Eduardo Sganzerla, o bate-papo auxiliou na compreensão da dinâmica do ecossistema de risco e na preparação dos empreendedores para aproximação e negociação com investidores.

O lançamento do projeto em Santa Catarina acontecerá na próxima terça-feira (11), às 16 horas. Os interessados em acompanhar o lançamento devem se inscrever em: www.capitalempreendedor2021.com.br.

Saiba mais em: www.capitalempreendedor2021.com.br.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.