CI

Sebrae-SP e apicultores promovem campanha “Meu dia pede mel”

Objetivo é divulgar o mel como alimento natural


Objetivo é divulgar o mel como alimento natural e envolve as Associações de Apicultores de Araras, Descalvado, Pirassununga e Rio Claro

O Grupo Regional de Apicultores do Sebrae-SP Centro Paulista, que trabalha com as Associações de Apicultores de Araras, Descalvado, Pirassununga e Rio Claro, realizam no dia 22 de maio de 2011 um grande evento da campanha “Meu Dia Pede Mel”.

A Campanha foi lançada com o objetivo de aumentar o consumo nacional de mel em parceria com a Confederação Brasileira de Mel – CBA, Fundação Banco do Brasil e SEBRAE, além das parcerias em cada Estado e Municípios.

“O evento procura mostrar para a população os benefícios do mel como alimento e fonte de energia, além de ser também uma forma de divulgação do grupo regional, ampliando o acesso a novos mercados e, consequentemente, o aumento de faturamento”, explica Fábio Bonassi, Gerente Regional do Sebrae-SP Centro Paulista.

Segundo a CBA (Confederação Brasileira de Apicultura), os brasileiros consomem 128 gramas de mel por ano, bem menos do que nos Estados Unidos, onde a média é de 1,5 kg por pessoa ao ano. O Brasil produz 50 mil toneladas de mel anualmente, destinadas ao mercado interno e externo.
O SEBRAE trabalha com cerca de 60 projetos de apicultura em todo o país, envolvendo 13 mil apicultores, responsáveis por produzir oito mil toneladas por ano.

A campanha será realizada na cidade de Rio Claro foram organizadas várias atividades que têm a apicultura como pano de fundo. “Foram desenvolvidos cursos de culinária e artesanato, por exemplo, que trabalham o mel e seus derivados. Os cursos contaram com a participação das esposas dos apicultores como forma de envolver e de ampliar a divulgação do produto. Os materiais confeccionados e as receitas desenvolvidas serão apresentadas no dia do evento, como produto dessas ações”, comenta Isley Napolitano, gestora do Grupo Regional.

Para os apicultores do Centro Paulista, as ações e o evento permitirão um maior conhecimento da população sobre o produto.

“Esse espaço permite uma divulgação ampliada sobre o mel e poderemos mostrar que o consumo vai além do uso medicinal em algumas situações, com muitas outras propriedades”, diz José Ribeiro de Araujo, apicultor e Presidente da Cooperativa de Apicultores e Agricultores de Araras e região.

O tema também é destacado pelo apicultor Moacyr Vizotto, Presidente da Associação de Apicultores de Descalvado. “Em todas as nossas reuniões e encontros destacamos e insistimos em ampliar o conhecimento do mel como um alimento muito valioso para o ser humano”, comenta.

Já para Degmar Lopes de Oliveira, Presidente da Associação Apicultores de Rio Claro, é importante destacar a união do grupo. “É um evento muito grande, com o envolvimento de cerca de 60 apicultores das quatro cidades representadas, o que amplia nosso cenário de divulgação da apicultura tanto no processo de polinização quanto no consumo final do produto”, avalia.

Já o apicultor Gilberto de Jesus Scherma, Presidente da Associação de Apicultores de Pirassununga, destaca a importância nacional do tema e o amadurecimento do grupo. "Essa campanha faz parte de ações nacionais o que é importante para trabalhar todos as esferas, além de tornar o grupo regional mais forte e maduro para que as ações possam trazer resultados", disse Scherma.

Sobre o importante papel das abelhas na polinização, o apicultor Januário Corrêa Bernardes, de Rio Claro, destaca que um terço da alimentação produzida no mundo vem da polinização cruzada realizada pela abelha e outros insetos. “As pessoas não conhecem esse beneficio realizado pelas abelhas”, comenta Januário, que junto com sua esposa, Vânia Maria Bernardes, participam dos cursos de culinária e artesanatos já promovidos em preparação à campanha “Acho muito importante participar desses encontros pois além de aprender e criar subprodutos, podemos também repassar esse conhecimento da utilização do mel para outras pessoas, criando receitas e disseminando novas ideias”, disse Vânia.

Meu dia pede Mel

O evento do Grupo Regional de Apicultores será realizado no dia 22 de maio, (dia do Apicultor), das 9h às 17h, nas Faculdades Claretianas, em Rio Claro. O endereço é Av. Santo Antonio Maria Claret, 1724. A entrada é gratuita.

O espaço contempla áreas que irão mostrar o benefício do mel nas mais diversas áreas, como saúde, culinária, artesanato e educação.

O evento contará também com um estande institucional do Sebrae-SP para atendimentos voltados aos empresários e futuros empresários, com destaque para o atendimento e explicações sobre formalização do Empreendedor Individual (EI). A categoria jurídica do EI possibilita a formalização de empreendedores autônomos, com receita bruta de até R$ 36 mil por ano.

Os empreendedores formalizados passam a contar com benefícios como o registro no CNPJ e a aposentadoria.
Além disso, haverá um espaço no qual um chef de cozinha irá preparar alguns pratos que usam o mel em suas receitas e um encontro de negócios entre proprietários de restaurantes, bares, hotéis, lanchonetes, clínicas de estéticas, entre outros, visando promover o contato entre os empresários desses diversos setores e os apicultores.

Entre outras parcerias realizadas, destaca-se a participação de Escolas de Rio Claro, que, ao longo do mês de abril e maio serão envolvidas em trabalhos com o tema “Apicultura”. Alguns trabalhos selecionados serão expostos no dia do evento.

Os contatos com Escritório Regional do Centro Paulista em Araraquara podem ser feitos pelos telefones (16) 3332 3590 ou 0800 570 0800.

Mais informações também nos Postos de Atendimento ao Empreendedor (PAE) do Sebrae-SP em cada uma das cidades envolvidas: Araras (19) - 3543-7212, Descalvado (19) 3594-1109, Pirassununga (19) 3562-1541 e Rio Claro (19) 3526-5058.

Serviço:

Campanha: Meu Dia Pede Mel – Grupo Regional de Apicultores Sebrae-SP Centro PaulistaHorário: das 9h às 17hLocal: Faculdades Claretianas – Rio Claro-SPEndereço: Av. Santo Antonio Maria Claret, 1724Programação:
-Palestra sobre Empreendedor Individual (Eis)
- Exames de Glicemia e informações sobre mel e saúde-Apresentação Especial Chefe de Cozinha com Receitas com Mel-Mini-Encontro de Negócios entre representantes de Bares, Hotéis, Restaurantes e lanchonetes e representantes de Salões de Beleza com os Apicultores
- Artesanato e culinária com mel

As informações são da assessoria de imprensa do Sebrae-SP.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.