CI

Seca ameaça produção de trigo no RS

Descapitalização pode reduzir área em São Borja


A região de São Borja poderá apresentar redução da área cultivada com trigo na safra que inicia-se na próxima semana, mesmo que especialistas da Embrapa recomendem o investimento na atividade como cultura de inverno. O vice-presidente da Cotrisal, Roque Rockenbach, diz difícil que o município repita a área plantada no ano passado, de 22 mil hectares. Rockenbach observa que a estiagem destruiu a lavoura de soja, descapitalizou o produtor e, como conseqüência, a maioria está sem recursos e ou condições de tomar novos financiamentos bancários para a implantação do trigo.

O dirigente acredita que a extensão da lavoura gaúcha dependerá dos programas de crédito disponibilizados pelos governos nos próximos meses. Outra condição, destaca, é que o trigo tenha remuneração satisfatória para o produtor. Ele lembra que o custo produtivo é de R$ 29,00, mas o preço tem girado em torno de R$ 20,00 no Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.