CI

Seca favorece safra de uva no Rio Grande do Sul

Os vinhos da serra gaúcha poderão ser os melhores dos últimos dez anos


A mesma seca que prejudica culturas como de soja e milho favorece a safra de uva no Rio Grande do Sul. Com maior concentração de açúcar e acidez na fruta, os vinhos da serra gaúcha poderão ser os melhores dos últimos dez anos.

A estiagem que castiga algumas regiões fez bem para os vinhedos da serra gaúcha. Dias ensolarados e chuva abaixo da média são a promessa de uma das melhores safras de uva dos últimos anos. Com o clima seco, pragas e fungos não conseguem infestar os parreirais e a concentração de açúcar nas frutas aumenta.

A qualidade da fruta deve melhorar também o lucro dos produtores. O preço mínimo, que não era reajustado há quatro anos, já subiu 13% e o quilo passou para 52 centavos.

A expectativa é colher, até março, 614 mil toneladas de uvas, 15% a mais do que no ano passado. A qualidade dos vinhos deve ser superior a da safra de 2005, considerada a melhor dos últimos dez anos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.