CI

Seca histórica ameaça alimentação dos EUA

A mudança climática, dizem os cientistas, levará a episódios de seca ainda mais extremos


Foto: Pixabay

Grande parte da Califórnia e do oeste dos Estados Unidos em geral, viu anos de chuvas mais fracas do que o normal e um inverno particularmente seco. Agora, uma seca histórica está ameaçando a produção de alimentos da região, que é responsável pela maior parte de suprimentos alimentares do país. 

Nos vales do centro da Califórnia, a busca por água se tornou uma obsessão total, pois a região sofre uma seca que pode ameaçar o suprimento de alimentos do país. Reagindo aos terríveis sinais do agravamento da crise climática, eles aprovaram uma nova legislação de emergência na semana passada para evitar que milhares de pessoas, principalmente agricultores, desviem riachos ou rios. "Em um ano em que a Mãe Natureza não faz chover, não há água para eles", disse Jeanine Jones, gerente do Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia. 

Quando as autoridades cortaram o fornecimento de água, os agricultores foram obrigados a recorrer a poços, cavados profundamente no solo a um custo de vários milhares de dólares. Eles retiram água subterrânea de piscinas subterrâneas com centenas de metros de profundidade. Mas mesmo eles eventualmente secam. O calor destruiu várias de suas plantações, que "literalmente foram assadas ao sol". “Tem muita folhagem que já está queimada e praticamente crocante”, assim como “frutas que não são do tamanho certo, que não ganham sua suculência e doçura”, disse. 

A mudança climática, dizem os cientistas, levará a episódios de seca ainda mais extremos e frequentes, comprometendo ainda mais a segurança alimentar. Alimentar os Estados Unidos nessas condições será um desafio. Mas a região pode já ter encontrado um salvador parcial, afirmou ele. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.