CI

Seca na China prejudica safra de soja


As apreensões quanto à safra de soja no nordeste da China vir a ser afetada pela seca vão sustentar os prêmios nos Estados Unidos, Brasil e Argentina na próxima semana, mas os regulamentos confusos de importação vão manter as compras de cargas estrangeiras a um patamar mínimo.

As condições climáticas no principal cinturão de soja na província de Heilongjiang deixaram os traders baseados na China preocupados com um possível corte na produção doméstica. No entanto, embora haja interesse de comprar soja estrangeira para remessas em agosto, os participantes aguardam um quadro mais nítido das regras sobre as safras contendo transgênicos.

Pelas rigorosas regras da China, os importadores domésticos e os fornecedores estrangeiros devem obter certificados de segurança e autorização de rotulagem do Ministério da Agricultura, assim como autorização de quarentena antes de as cargas poderem ser negociadas ou desembarcadas. Embora os altos funcionários do ministério terem confirmado que as regras foram estendidas de 20 de setembro deste ano para 20 de abril de 2004, a falta de um aviso oficial causa irritação entre os importadores de soja. Segundo traders, as autoridades podem finalmente emitir o aviso oficial esta semana.

Há interesse em fazer encomendas futuras, visto que alguns compradores fixaram quatro a cinco cargas para remessa em outubro da nova safra norte-americana. Mas como o governo ainda não está aceitando solicitações para certificados de segurança para cargas que chegarem depois de 20 de setembro, a compra dessas cargas tem sido, no melhor dos casos, lenta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.