CI

Seca na Itália compromete 1/3 da produção

O governo declarou o estado de emergência em várias regiões do norte


Foto: Pixabay

Cerca de um terço da produção agrícola da Itália está em risco devido à seca e à pobre infraestrutura da água, segundo informações que foram ditas pelo ministro da Agricultura italiano Stefano Patuanelli, em declaração ao Parlamento. Além disso, ele afirmou que a situação só iria piorar nos próximos anos.

Ele forneceu a informação mais recente dos institutos de investigação governamentais, que indicam que a Itália perdeu 19% dos seus recursos aquíferos, no período 1991-2020 comparado com o de 1921-1950, e que nas próximas décadas esta perda pode superar os 40%. “Estamos a testemunhar uma lenta mas permanente redução da disponibilidade de água no nosso país”, disse Patuanelli na Câmara dos Deputados.

O governo declarou o estado de emergência em várias regiões do norte, devido a uma seca prolongada e à vaga de calor que a tem acompanhado e secou o Rio Po, uma artéria crucial para a irrigação de uma área no centro-norte italiano que é uma importante produtora de fruta, vegetais e grãos. A situação piorou ainda mais quando os italianos se deram conta que o inverno também foi seco.

Patuanelli disse aos deputados que estas secas ocorrem ciclicamente em Itália, mais ou menos de cinco em cinco anos, mas que se prevê que venham a ser mais frequentes “e com consequências mais devastadoras”. Salientou que a bacia do Po é a maior preocupação, “porque a área representa um terço da produção agrícola” italiana. “Estamos a falar de fruta, vegetais, tomate e cereais, em particular milho e arroz”, bem como as quintas da agroindústria onde se produz o queijo Parmesão e presunto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.