CI

Seca no RS derruba preço e taxa de natalidade do gado

Além de provocar quebras recordes nas lavouras de grãos, a estiagem que já dura mais de três meses no Rio Grande do Sul


Além de provocar quebras recordes nas lavouras de grãos, a estiagem que já dura mais de três meses no Rio Grande do Sul - e só agora começa a dar sinais de arrefecimento - promete deixar pelo caminho perdas pesadas também para os criadores de gado de corte. Com as pastagens destruídas pela seca, a taxa de natalidade do rebanho deve cair entre 20% e 25% neste ano, os animais perdem peso antes mesmo da entrada do inverno, e os produtores estão acelerando as vendas aos frigoríficos para evitar maiores prejuízos, o que acaba pressionando os preços.


Segundo o analista Fabiano Rosa, da Scot Consultoria, desde o início do ano o preço pago aos produtores pelo quilo do boi vivo caiu 21%, para cerca de R$ 1,50, na região norte do Estado, onde ficam os frigoríficos voltados ao mercado interno. Na metade sul gaúcha, onde está o frigorífico Mercosul, que abate cerca de 2 mil cabeças por dia, a cotação registrou alta de 3%, para R$ 1,76 porque a produção destina-se à exportação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.