CI

Seca prejudica agricultores no Rio Grande do Norte

Sem lavouras de milho, alimentação do gado tem que ser comprada


Sem lavouras de milho, alimentação do gado tem que ser comprada. Em Mossoró, cerca de 6 mil agricultores tiveram problemas
 
As chuvas irregulares e o sol forte no primeiro semestre deste ano causaram prejuízos a agricultores que dependem da produção de grãos no Rio Grande do Norte. Sem as plantações, até mesmo a alimentação do gado foi prejudicada.

Em Mossoró (RN), cerca de 6 mil agricultores de 133 comunidades tiveram problemas. “Há muitas comunidades em que os companheiros já estão vendendo seus animais”, diz Francisco Gomes, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mossoró.

Na região oeste do Rio Grande do Norte, uma das mais afetadas com a estiagem deste ano, quase todos os agricultores perderam a produção de milho. Com a perda da lavoura, os agricultores que criam animais só tiveram uma alternativa: comprar milho na Central Nacional de Abastecimento. O custo é alto para quem não estava acostumado.

O criador Raimundo Freitas tem cerca de 160 cabras e ovelhas. “Todo ano eu tiro milho para o meu sustento, para os meus bichos. Mas esse ano não deu. É a primeira vez que estou comprando e já está doendo no bolso da gente", diz.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.