CI

Seca reduz 20% da safra em MT

Imea calcula a produção do estado em 7,5 milhões de ton


Fortemente castigado pela falta de água, o Mato Grosso deve perder 20% da produção de milho nesta temporada. A estimativa é do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), que agora calcula a produção do estado em 7,5 milhões de toneladas, contra 8,4 milhões de toneladas da temporada anterior. A redução do volume produzido está associada à queda de 10% nos índices de produtividade e mais 10% na área plantada com o grão. Os estragos às plantações foram causados por uma seca que durou mais de um mês em algumas regiões do estado. Com isso, o rendimento médio esperado para este ano deve chegar a 3,8 mil quilos por hectare, menor que em 2009/10, quando o Mato Grosso também sofreu com o estresse hídrico na última etapa de desenvolvimento da safra e colheu 4,3 mil quilos por hectare, em média.


Com mais da metade da produção comprometida, os produtores agora seguram as vendas mesmo com preços atrativos. “A comercialização só vai evoluir para quem conseguir garantir maior produção”, diz Maria Amélia Tirloni, analista do Imea. Ela estima que 4 milhões de toneladas de milho do Mato Grosso estão com destino certo e que não haverá problemas no cumprimento de contratos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.