CI

Secretaria da Agricultura realiza ações para evitar entrada de pragas via Correios na Bahia

Adab foi acionada para dar apoio aos Correios em apreensões


Adab foi acionada para dar apoio aos Correios em apreensões

Dentre as proibições de postagens via Correios, está o trânsito de plantas vivas. No entanto, o aumento da incidência desses casos fez com que a Secretaria da Agricultura - SEAGRI, e a vinculada Agência de Defesa Agropecuária – Adab, propusessem aos Correios uma parceria a fim de planejar ações para coibir essa prática. A Adab foi acionada para dar apoio aos Correios em apreensões, algumas delas contendo mudas de cacau, jabuticaba, canela, açaí, rosas do deserto, entre outras, constatando a presença de doenças nas plantas. Para tratar do assunto, o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, esteve reunido com o gerente de Segurança dos Correios, Rômulo Camurça; o subgerente, Marcos Batista, e a inspetora reginal, Ana Dolores.

Durante o encontro a fiscal Estadual da Adab, Sueli Xavier, fez uma apresentação sobre os prejuízos socioeconômicos que podem ser causados por doenças e pragas caso cheguem à Bahia. De acordo com a técnica, caso uma doença como o HLB do Citrus chegue à Bahia, em vinte anos, pode causar prejuízos calculados em até R$1,8 bilhão. “Essas mudas são materiais propagativos de doenças, e quando apreendidos são incinerados pela Adab”, salientou Sueli.

Os Correios possuem o Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCEAs), com equipamento de raios-X para verificação de cargas. As instituições vão planejar juntas, a execução de ações como treinamento dos funcionários dos correios pelos técnicos da Adab, para que eles saibam como lidar com estas situações; disseminar a iniciativa para que outros estados da Federação também adotem medidas de prevenção, elaboração de material informativo e educativo, entre outras.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.