Secretaria de Agricultura atende demandas do segmento agropecuário do município de Butiri do Tocantins
CI
Imagem: Divulgação
AGROPECUÁRIA

Secretaria de Agricultura atende demandas do segmento agropecuário do município de Butiri do Tocantins

Município possui vocação econômica para criação de gado de corte e leite
Por:

O secretário executivo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) Adenieux Santana, recebeu na tarde desta segunda-feira, 21, o secretário municipal de Agricultura do município de Buriti do Tocantins, região do Bico do Papagaio, José Felipe Tavares, para atender solicitação de demandas do segmento agropecuário. O município possui vocação econômica para criação de gado de corte e leite, com aproximadamente 10,8 mil cabeças de bovinos.

Entre as demandas principais estão à legalização do abatedouro do município no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o readequamento de laticínios, processadora de frutas, revitalização da feira de economia solidaria, entre outras.

De acordo com o secretário de Agricultura de Buriti do Tocantins, José Felipe Tavares, o município possui vocação para a criação de bovinos, o que leva a busca de solução para o fortalecimento deste segmento agropecuário no município. “Além do gado de corte, temos quatro laticínios, processando uma média de 8 a 12 mil litros de leite por dia, na produção de manteiga, queijo e iogurte”, destacou.

“Nós estamos sempre dispostos a ajudar os produtores do Estado, um segmento muito importante para o desenvolvimento agropecuário. As solicitações são encaminhadas para o departamento de agroindústria da Secretaria para fazermos os devidos levantamentos solicitados, além de darmos as orientações e treinamento necessários”, ressaltou o secretário executivo Adenieux Santana.

Mesa Farta

Ainda de acordo com secretário de Agricultura do município, José Felipe, os agricultores familiares receberam as doações das sementes do Programa Mesa Farta, os quais estão satisfeitos com o cultivo desta safra de 2022. “Nesta safra, o cultivo do milho aumentou de 20 para 35 hectares de semeio do milho verde. Outra ação é que fizemos o cultivo de uma roça comunitária do plantio das sementes, atendendo 90 agricultores familiares”, detalhou o secretário municipal.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.