CI

Secretaria de Irrigação e Emater/RS inauguram 46 microaçudes na região Noroeste

A água captada nos microaçudes será destinada a irrigar plantações e pastagens, com o intuito de amenizar os efeitos da seca na região


Nos dias 5 e 6 de agosto, o secretário extraordinário de Irrigação, Rogério Porto, e a diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, participam da inauguração de 47 microaçudes destinados à irrigação nos municípios de Três de Maio, Independência, Dr. Maurício Cardoso e Tuparendi, localizados na região Noroeste do Estado.

Os microaçudes foram construídos a partir de verbas do Programa Estadual de Irrigação, que prevê o financiamento, por parte do Governo do Estado, de 80% do valor da escavação dos microaçudes. A orientação e assistência técnica são de responsabilidade da Emater/RS-Ascar. A água captada nos microaçudes será destinada a irrigar plantações e pastagens, com o intuito de amenizar os efeitos da seca na região. Capacitar os produtores rurais à captação e reserva de água é o objetivo da Frente Programática Irrigação e Usos Múltiplos da Água, desenvolvida pela Emater/RS-Ascar, em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.

Durante o curso, os agricultores aprendem formas de captar água da chuva, fazer a implantação e a manutenção de açudes, aplicações da água para irrigação, além de abordar questões ambientais. Os participantes também visitam uma propriedade rural que já utiliza sistemas de irrigação e podem conferir, in loco, as vantagens da irrigação. As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.