CI

Secretaria de SC informa início do período da pesca da tainha

Os primeiros cardumes de peixe já foram avistados nas praias de Garopaba, Pinheira, do Sonho, Pântano do Sul, Barra da Lagoa e do Campeche


Os pescadores catarinenses iniciam, a partir desta quarta-feira, 15, o período de pesca artesanal e industrial da tainha que vai até 30 de julho. Os primeiros cardumes de peixe já foram avistados nas praias de Garopaba, Pinheira, do Sonho, Pântano do Sul, Barra da Lagoa e do Campeche e todas as embarcações catarinenses registradas no Ministério da Pesca e Aquicultura foram licenciadas para pesca da tainha.


O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, diz que apesar da expectativa da abertura da safra no dia 1º de maio, como os pescadores solicitaram, a normativa interministerial, envolvendo os ministérios da Pesca e Aquicultura e o do Meio Ambiente, só permitiu a pesca a partir desta quarta-feira.  Ele lembra que Santa Catarina, apesar de contar com pouco mais de 1% da área do Brasil, é o maior produtor nacional de pescados.

 Rodrigues adianta ainda que para evitar confrontos entre pescadores e surfistas foi realizada uma reunião na segunda-feira, 14, no Ministério Público Estadual, com a participação das federações dos pescadores e dos surfistas, em que ficou acordado que nas praias do Pântano do Sul, Mole, Joaquina e Santinho, os surfistas serão avisados pelos olheiros se há peixe ou não. “Se tiver peixe, os surfistas não irão para o mar. Esse foi o acordo”, explica.

A pesca de arrasto de praia pode ocorrer até 800 metros da praia e 300 metros dos costões. A rede de caça de malha só pode pescar a partir de 800 metros da praia. Em relação às boias de sinalização, o secretário informa pedido foi realizado fora do prazo para atender a safra deste ano, mas como há uma previsão de aquisição de 4 mil boias para sinalização da maricultura em 2014 um número limitado será cedido para as colônias de pescadores.


Em Santa Catarina há 36 colônias de pescadores e a comunidade local, pescadores e turistas fazem um mutirão nas praias catarinense para recolherem a tainha. A tainha é uma pescaria de ventos, sobe o litoral com o vento sul e encosta nas praias com o vento nordeste e dai os pescadores entram em ação. As tainhas veem da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, e vão até o litoral carioca em busca de águas mais quentes para desovar. Quase 70 % das tainhas são capturadas no litoral catarinense.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.