CI

Secretário da Agricultura de MG anuncia programa para recuperação do agronegócio estadual


“O cooperativismo e o sindicalismo do setor rural de Uberaba será modelo em toda Minas Gerais”. A declaração foi feita pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Odelmo Leão, durante reunião com lideranças do setor agropecuário de Uberaba, realizada no Sindicato Rural. Conforme informa o presidente da Emater/MG, José Silva Soares, nos próximos dias, ele vai mobilizar o setor para construir a proposta que será apresentada em um seminário feito com a participação de lideranças e produtores do Estado.

O secretário ressaltou a importância da Conferência Estadual do Agronegócio, realizada no dia 19-05, onde foi feito um levantamento das potencialidades e demandas do segmento em Minas Gerais. Segundo ele, através do conhecimento das deficiências do meio rural será possível resolver os problemas no estado. “Agora vamos unir as entidades e, com o apoio dos bancos, através da liberação de linhas de crédito, fazer a grande recuperação de Minas com o Agronegócio”, diz.

“Precisamos reconquistar nosso lugar de primeiro lugar em produção porque outros estados investiram e passaram na nossa frente. São Paulo, por exemplo, que é o sexto rebanho brasileiro, exporta 60% da carne do país. E é a partir da união, discussão, que vamos mudar esse cenário”, acrescenta.

Para ele, é preciso aproveitar este momento em que a sociedade está enxergando a importância do agronegócio para o Brasil. “Temos tudo para sair na frente. Hoje, 82% dos municípios mineiros têm a atividade agropecuária como principal. A produção do Estado agrega 40% da exportação brasileira. Além disso, o setor gera 15 milhões de empregos”, afirma.

Para o presidente da Certrim, Luís Henrique Borges, o momento é de grande entusiasmo. “É com muito orgulho que as entidades do setor estão se unindo

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.