CI

Secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul adia programa RS Rural para até março de 2005


Os programas RS Rural e Troca-Troca de Sementes e a cessão de máquinas do Departamento de Comandados Mecanizados (DCM) para prefeituras foram os assuntos abordados pelo secretário da Agricultura e Abastecimento, Odacir Klein, nesta quarta-feira (25-06), em palestra proferida no seminário da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Ele anunciou modificações nas regras do RS Rural e a prorrogação do programa até março de 2005, com verba de R$ 250 milhões para aplicação em projetos de geração de renda, manejo adequado de recursos naturais e construção de infra-estrutura social básica, além de empreendimentos especiais em áreas como sanidade animal, florestamento e apoio à agroindústria. Klein garantiu a utilização de recursos do Tesouro do Estado para aplicação no Troca-Troca de Sementes a partir deste plantio de milho, diferentemente do ano passado, quando o programa foi financiado pelo Banrisul.

O secretário criticou as prefeituras que ainda não devolveram máquinas do DCM cujos contratos de cessão se encerraram em 31 de dezembro do ano passado. A Secretaria da Agricultura adotará novos critérios para o empréstimo de equipamento a administrações municipais e os submeterá à aprovação da Famurs. "Não podemos ceder máquinas públicas para prefeitos apenas porque são nossos companheiros de partido ou porque pertencem à mesma região", ponderou Klein. "É preciso haver regras", justificou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.