CI

Secretário da Seagro ressalta importância do controle de agrotóxicos

Técnicos da Adapec controlam e fiscalizam o uso e a entrega das embalagens


Técnicos da Adapec controlam e fiscalizam o uso e a entrega das embalagens

“O produto em si não é o problema, mas sim o seu uso incorreto. Os defensivos, assim como os remédios, podem salvar ou matar. Precisam ser utilizados corretamente”, disse o secretário executivo da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua, em discurso na noite desta quarta, dia 07, na abertura do I Seminário Tocantinense sobre Agrotóxicos. O evento segue nesta quinta, 08, no auditório da ATM – Associação Tocantinense dos Municípios, em Palmas.

Na ocasião, Padua ressaltou que o Brasil já evoluiu muito no controle de produção e aplicação de defensivos agrícolas, mas ainda é preciso muito para que o País produza alimentos mais saudáveis. “Temos uma gama de normativas, mas esbarramos na educação e na adoção das tecnologias, por isso é tão importante este Seminário para levar mais qualidade de vida aos tocantinenses”, explicou.

Além disso, o produtor rural pode utilizar o Manejo Integrado de Pragas ou a Produção Integrada para reduzir o uso dos agrotóxicos, melhorando a qualidade dos alimentos e diminuindo os custos e os riscos com a utilização dos produtos. “Isso tudo, aliado a boa prática agrícola pode proporcionar ao agricultor uma produção de qualidade e de forma a preservar a saúde das pessoas e também do meio ambiente”, comentou o secretário executivo.

Padua também destacou que no Tocantins, o Governo Estadual incentiva o domínio das técnicas de plantio direto e as boas práticas de produção, e tem várias ações de estímulo, em conjunto com o Ministério da Agricultura, para a correta utilização dos defensivos. “A produção orgânica foi tema da nossa Agrotins 2011 e temos a Adapec, que junto com a Anvisa e Ministério da Agricultura, controlam e fiscalizam a comercialização, o uso e a destinação final das embalagens”, informou, acrescentando que a Seagro, Adapec e Ruraltins estão à disposição da comunidade, em especial dos produtores para prestar orientações sobre o uso dos produtos.

Dicas para um bom uso de defensivos

- Adquirir produtos apenas com receituário agronômico

- Usar produtos registrados para a cultura

- Usar as doses recomendadas no rótulo

- Respeitar os períodos de carência

- Utilizar equipamentos de proteção individual

- Descartar adequadamente as embalagens vazias

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.