Secretário de cooperativismo assina convênio para capacitar produção de leite em Erechim (RS)
CI
Agronegócio

Secretário de cooperativismo assina convênio para capacitar produção de leite em Erechim (RS)

Por:

O secretário de Apoio Rural e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Manoel Valdemiro Rocha, assina hoje (23-12), às 15h, em Erechim, no Rio Grande do Sul, convênio de R$ 247,7 mil com a Cooperativa Central Alto Uruguai (Cocel) para formalizar um amplo programa de capacitação da produção leiteira na região.

O compromisso, que será firmado na sede da Cocel, deve beneficiar direta e indiretamente 9.220 pessoas, pequenos proprietários com até 30 hectares de terra – 70% deles entregam 27 litros diários. A central, que reúne seis cooperativas e representa 3,5 mil produtores da região norte do estado, processa anualmente 35 milhões de litros de leite e produz 11 derivados lácteos. Participam do ato o presidente Mário Antonio Farina e o delegado federal da Agricultura no Rio Grande do Sul, Francisco Signor.

O objetivo do convênio é garantir a sobrevivência da agricultura familiar na região, evitar o desemprego e melhorar a competitividade da Cocel frente a grandes empresas concorrentes. Para isso, o convênio inclui a capacitação dos produtores, a contratação de técnicos para prestação de assistência direta nas propriedades, além de recursos para a realização de palestras, dias-de-campo, cursos, visitas técnicas e seminários.

“Vamos formar os produtores para melhorar a produção e a qualidade dos produtos, e a administração, a gestão e o planejamento de suas propriedades”, diz Rocha. O convênio também engloba a qualificação da assistência técnica, a formação de dirigentes, a melhoria da relação de troca na compra de insumos e a venda dos produtos.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink