CI

Secretário/MG participa de lançamento do Selo de Procedência do Café

Esta é a segunda área no Estado a contar com o selo


Serra da Mantiqueira é a segunda área no Estado a contar com o selo

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, participa nesta sexta-feira (02), a partir das 14h, do lançamento do Selo de Procedência do Café da Serra da Mantiqueira. O evento acontece em Carmo de Minas, no Sudoeste do Estado.


A obtenção do selo visa garantir um diferencial competitivo para o produto certificado, agregando valor aos cafés especiais produzidos na região, que abrange 22 municípios produtores. De acordo com o secretário Elmiro Nascimento, a Serra da Mantiqueira é uma das áreas mais propícias para a produção de cafés especiais. “A aquisição do selo vem atestar a alta qualidade do café produzido nessa região, já comprovada pelos melhores concursos de qualidade promovidos em Minas Gerais e no país”, destaca o secretário.

Em maio deste ano, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), aprovou o pedido de Indicação de Procedência (IP) do café da região feito pela Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira (Aprocam). Esta é a segunda área no Estado a contar com o selo. A primeira foi para o Cerrado Mineiro, concedida em maio de 2005.

Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a região da Serra da Mantiqueira possui aproximadamente oito mil produtores, sendo 82% de agricultores familiares. Ainda conforme o órgão, a área plantada do grão é de cerca de 50 mil hectares, totalizando uma safra anual de mais de um milhão de sacas do produto.


Certifica Minas Café

Com o objetivo de defender um código de conduta para o cumprimento das boas práticas agrícolas, com responsabilidade social e ambiental, a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais criou o programa Certifica Minas Café.

Existem, no Estado, 1.230 propriedades com o selo do Certifica Minas Café. A expectativa, de acordo com o secretário Elmiro Nascimento, é de que até o final deste ano outras 300 propriedades sejam certificadas. O Certifica Minas Café foi o primeiro programa de certificação de propriedades cafeeiras desenvolvido por um governo estadual.

As orientações para as adequações das propriedades são feitas pela Emater-MG. As auditorias preliminares para checar as adequações, de acordo com os padrões internacionais, são realizadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Concluindo o processo, uma empresa, independente de reconhecimento internacional, faz uma auditoria final e concede a certificação às propriedades aprovadas.

Serviço

Lançamento do Selo de Procedência do Café da Serra da Mantiqueira

Data: 2 de dezembro

Horário: 14h

Local: Clube Urca – Rua Francisco Isidoro, 28 – Centro, Carmo de Minas (MG)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.