Secretário/RS elogia modelo de produção de citros em Rosário do Sul

Agronegócio

Secretário/RS elogia modelo de produção de citros em Rosário do Sul

Citrosul gerencia 476 hectares, dos quais 250 em produção, onde funcionam cinco pomares
Por:
3140 acessos
O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, visitou, na tarde desta segunda-feira (30), o município de Rosário do Sul, onde, entre outras atividades, conheceu a experiência dos citricultores locais. Neste ano, a produção deve chegar a cerca de 2,5 mil toneladas de bergamotas e laranjas, protagonizando uma experiência inédita de associativismo.


A cultura começou a ser implantada no município a partir de 1998, quando diversos municípios da região receberam recursos de emenda do então deputado federal Luiz Fernando Mainardi, liberadas pelo Governo Federal, para a criação do Programa de Fruticultura da Metade Sul.

Os primeiros pomares começaram a produzir em 2003. Hoje, a Citrosul, entidade cooperativa criada para administrar todo o processo, desde a contratação de mão de obra para o manejo, classificação e comercialização, gerencia 476 hectares, dos quais 250 em produção, onde funcionam cinco pomares. Parte da produção é exportada para o Canadá, especialmente a bergamota da variedade espanhola Murcott, e o restante fica no País.


Segundo o coordenador de Operações Agrícolas da Citrosul, Alex Senisse, pelo menos 190 empregos diretos são gerados, sendo 30 na classificação e comercialização, e 160 nos pomares.

A visita de Mainardi a Rosário teve como objetivo conhecer em maior profundidade esta experiência. "Estamos avaliando o que deu certo nestes primeiros 12 anos da fruticultura na metade sul para que possamos estabelecer, com base num profundo estudo, as bases do que chamamos de segunda etapa do programa", explicou o secretário da Agricultura.

"A experiência de Rosário é muito interessante, pois está fundada num conceito de cooperativismo a partir de uma engenharia institucional que, por exemplo, busca investimentos de terceiros para potencializar a atividade produtiva", comentou Luiz Fernando Mainardi, entusiasmado com o que viu em Rosário do Sul.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink