CI

Secretário solicita polo têxtil no Oeste baiano

Intenção é firmar parceria entre produtores, industriais brasileiros e chineses


A intenção é firmar parceria “joint venture” entre produtores, industriais brasileiros e chineses

“Apesar de ser o segundo maior produtor nacional de algodão, com fios de alta qualidade e ter um dos maiores índices de produtividade do mundo, a Bahia não possui uma grande indústria têxtil para verticalizar a cadeia, gerando emprego e renda”. A afirmação é do secretário da Agricultura Eduardo Salles, que aproveitou a visita do vice-presidente do Parlamento da Província Chongqing, Hu Jiankan e comitiva, à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta quarta-feira (18), para solicitar o apoio da missão chinesa para que empresários da República Popular da China – que já estão construindo uma esmagadora de soja no Oeste baiano –, também invistam na instalação de um polo têxtil na região, através de uma parceria “joint venture” entre produtores, industriais brasileiros e chineses.


Acompanhado do presidente da Alba, o deputado estadual Marcelo Nilo, e o autor do tratado de irmandade entre a província chinesa e a Bahia, o deputado estadual Mário Negromonte Júnior, Salles argumentou que os estados-irmãos podem aliar matéria-prima baiana de altíssima qualidade dos produtores do Oeste, o know-how das indústrias têxteis brasileiras e chinesas e a possibilidade de introdução da produção no imenso mercado consumidor asiático, para consolidar uma indústria forte e competitiva na Bahia. “A indústria têxtil brasileira sofre com a competitividade da China e a possibilidade de firmarmos uma parceria tripartite significa desenvolvimento econômico, emprego e a agregação de valor à nossa produção. Já existe área disponível para instalação no município de Luís Eduardo Magalhães, incentivos fiscais e o interesse de industriais brasileiros e dos produtores em entrar nessa parceria”.

O vice-presidente do Parlamento de Chongqing mostrou-se interessado e sinalizou que vai cuidar pessoalmente desse assunto. “A união desses fatores irá resultar num modelo de sucesso”. Depois de conhecer as instalações da Alba, Hu Jiankan aproveitou para convidar o presidente da Casa, Marcelo Nilo, e o deputado Mário Negromonte Júnior para visitarem a província-irmã da Bahia. Ambos confirmaram que após as eleições, poderiam ir com os deputados ligados ao setor, retribuindo à viagem dos parlamentares chineses.

Para o deputado Mário Negromonte Júnior, o fator primordial para se firmar parcerias entre nações é estabelecer uma irmandade entre os estados, municípios e nações. “Devido à importância do sinergismo entre a Bahia e a Província de Chongqing, achei por bem fazer o projeto de lei que reconhece essa relação duradoura. Hoje, temos a perspectiva de investimentos no Oeste e a possibilidade de trazer uma indústria têxtil. Agora, certamente os laços começam a ser estreitados”, pontua.


O deputado estadual Marcelo Nilo afirmou que mesmo com o crescimento da economia estimado em 8% para este ano, a China se mantém acima da média, fazendo referência à competência e disciplina dos trabalhadores chineses, responsáveis por transformar o país numa potência financeira. “Fiquei impressionado ao saber do vice-presidente do parlamento chinês que a Bahia é o principal destino dos investimentos chineses”.

Agenda
A comitiva seguiu para conhecer as instalações da sede da empresa Universo Verde, braço da Chongqing Dragonfly, esmagadora de soja que está sendo construída em Barreiras. Com investimento inicial de R$ 300 milhões, o complexo industrial vai esmagar 1,5 milhão de toneladas de soja por ano, quase metade da produção anual do Estado, que na safra 2010/2011 alcançou a marca de 3,6 milhões de toneladas. Em almoço oferecido pela comitiva chinesa, Eduardo Salles presenteou todos com produtos da agricultura familiar, genuinamente baianos, a exemplo da reserva especial de charutos fabricados no município de Cruz das Almas, mel, cachaça, chocolates finos, geleias, guaraná, pó de café de Piatã (eleito o melhor do mundo), além de sabonetes à base de leite de cabra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.