CI

Secretários de Agricultura discutem políticas para o Nordeste

A reunião será um primeiro diálogo no sentido de criar uma identidade sobre a vocação do desenvolvimento da região


Nesta quarta-feira (30-05), a Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) reúne em Brasília secretários estaduais de Agricultura, delegados federais de Desenvolvimento Agrário e presidentes das empresas estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural para tratar das políticas públicas para a agricultura familiar no Nordeste do País. A reunião acontece no miniauditório do Bloco A, na Esplanada dos Ministérios, a partir das 10h.

Segundo o secretário da SAF/MDA, Adoniram Peraci, o encontro desta quarta-feira (sobre o Nordeste) e o próximo (sobre o Norte do Brasil) fazem parte da nova relação que a Secretaria propõe às duas regiões, por se diferenciarem do Centro-Sul no seu modelo de produção.

Peraci explica que, especificamente com o Nordeste, a reunião será um primeiro diálogo no sentido de criar uma identidade sobre a vocação do desenvolvimento da região. Entre os temas da pauta da reunião está o Programa de Sementes para o Nordeste. O secretário destaca que, nos últimos anos, foram vistos problemas sérios de genética, de qualidade de sementes e da época correta para a distribuição, já que não é obedecido o calendário agrícola.

Outro assunto que será tratado é o zoneamento agrícola. “O Governo Federal está aplicando cerca de R$ 32 milhões no zoneamento na região, orientando a vocação da região e a aplicação do crédito rural”, diz Peraci.

O Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel também será abordado. “Será feito um balanço crítico, estratégico dos três primeiros anos de execução do programa. Também serão apresentadas questões como o cenário para a região, o cultivo da mamona, o potencial, o limite, o cenário mundial e as culturas que competem como a mandioca e o algodão”, observa.

Programa do Leite

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) participará da reunião apresentando o Programa do Leite, pelo qual o Governo Federal compra 30% do leite da região Nordeste. No encontro, será abordado como o programa pode ser revitalizado, com a maior participação dos governos estaduais e, principalmente, como pode ser mais eficiente para buscar o leite direto dos agricultores familiares e evitar possíveis desvios.

Em julho, será a vez de reunir os secretários de Agricultura da região Norte. As informações são da assessoria de imprensa do MDA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.