CI

Sedetec e Senar/SE proporcionam capacitação para apicultores

Em setembro, iniciaram-se capacitações voltadas para o APL de Apicultura do Alto Sertão


A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo do Sergipe (Sedetec), coordenadora do Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais (APL-SE), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), tem realizado cursos de capacitação nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Sergipe. Em setembro de 2010 iniciaram-se capacitações voltadas para o APL de Apicultura do Alto Sertão. Os primeiros beneficiados foram 33 moradores do povoado Sítios Novos, localizado no município de Poço Redondo, além de 32 moradores dos povoados Lagoa do Rancho e Lagoa da Volta em Porto da Folha. As capacitações realizadas nestes locais atenderam a demanda em iniciação e reciclagem das práticas apícolas.

No APL de Apicultura do Baixo São Francisco, no povoado Brejão dos Negros, município de Brejo Grande, 52 moradores foram capacitados, e no município de Pacatuba, no povoado Tigre, 18 moradores também receberam capacitação, especificamente, para trabalharem com o pólen. A região onde os povoados estão localizados é propícia para a produção do pólen e para a criação de abelhas devido às características naturais, representadas pela presença de palmáceas, plantas da família à qual pertencem o coqueiro, a palmeira, etc.



No total, 135 pessoas, até o momento, entre apicultores e iniciantes da atividade apícola, participaram das capacitações voltadas à iniciação e reciclagem das práticas apícolas, assim como para produção do pólen. “Os certificados já estão sendo entregues aos participantes das primeiras turmas capacitadas neste ano. Além disso, outras turmas já estão sendo formadas para 2011, nos municípios de Poço verde, Lagarto, Canindé do São Francisco e Gararu”, destacou Taiana Gonzaga, gestora do APL de Apicultura.



O objetivo da parceria entre a Sedetec e o Senar é proporcionar o aperfeiçoamento dos apicultores e atender também àquelas pessoas que desejam ingressar na atividade apícola. Esta é mais uma ação resultante do Plano de Desenvolvimento do APL de Apicultura, documento que foi elaborado para levantar os desafios e oportunidades de cada Arranjo Produtivo Local no Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.