CI

Segue expectativa de novos cortes na taxa Selic

Mercado está mais otimista com economia brasileira


As estimativas dos principais bancos do país colocam uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros e um novo corte aconteceria em 0,25 ponto percentual em Fevereiro do ano que vem. A previsão melhoraria o crescimento da economia brasileira em 2017, segundo a pesquisa Focos do Banco Central divulgada nesta segunda-feira (04.12).

O Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil anuncia na quarta-feira sua decisão de política monetária. Com a redução prevista pelos economistas, a taxa de referência terminaria o ano em 7%, o que será o menor patamar histórico.

Para 2018, permanece também a expectativa de corte de 0,25 ponto na taxa em fevereiro, com elevação na mesma proporção em dezembro, levando a Selic a terminar o próximo ano também a 7%. Pesquisa da agência Reuters revela que 49 de 50 economistas esperam que o Copom corte a Selic em 0,50 ponto agora, com a maioria esperando nova redução na reunião de fevereiro.

Sobre as projeções de crescimento econômico, o boletim Focus eleva a projeção para 0,89% interanual de 0,73%, depois de uma melhora nos investimentos no terceiro trimestre e o melhor resultado em quatro anos.

Já a perspectiva de inflação se reduziu de 3,06% em 2017 para 3.03%. Para 2018, permanece a expectativa de inflação de 4,02 por cento. A meta de inflação para ambos os anos é de 4,5 por cento com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Entre Julho e Setembro últimos o PIB brasileiro cresceu 0,1% na comparação com o segundo trimestre.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.