MENOS JUROS

Segue expectativa de novos cortes na taxa Selic

Mercado está mais otimista com economia brasileira
Por: -Leonardo Gottems
33 acessos

As estimativas dos principais bancos do país colocam uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros e um novo corte aconteceria em 0,25 ponto percentual em Fevereiro do ano que vem. A previsão melhoraria o crescimento da economia brasileira em 2017, segundo a pesquisa Focos do Banco Central divulgada nesta segunda-feira (04.12).

O Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil anuncia na quarta-feira sua decisão de política monetária. Com a redução prevista pelos economistas, a taxa de referência terminaria o ano em 7%, o que será o menor patamar histórico.

Para 2018, permanece também a expectativa de corte de 0,25 ponto na taxa em fevereiro, com elevação na mesma proporção em dezembro, levando a Selic a terminar o próximo ano também a 7%. Pesquisa da agência Reuters revela que 49 de 50 economistas esperam que o Copom corte a Selic em 0,50 ponto agora, com a maioria esperando nova redução na reunião de fevereiro.

Sobre as projeções de crescimento econômico, o boletim Focus eleva a projeção para 0,89% interanual de 0,73%, depois de uma melhora nos investimentos no terceiro trimestre e o melhor resultado em quatro anos.

Já a perspectiva de inflação se reduziu de 3,06% em 2017 para 3.03%. Para 2018, permanece a expectativa de inflação de 4,02 por cento. A meta de inflação para ambos os anos é de 4,5 por cento com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Entre Julho e Setembro últimos o PIB brasileiro cresceu 0,1% na comparação com o segundo trimestre.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink