CI

Segunda Água promove capacitação para famílias de Tiradentes do Sul

O Programa Segunda Água promoveu a primeira capacitação em Tiradentes do Sul, destinada a famílias beneficiadas pelo programa


O Programa Segunda Água, do Governo Federal, promoveu a primeira capacitação em Tiradentes do Sul, destinada a famílias beneficiadas pelo programa. Desde que foi lançado no município, em novembro de 2013, o Segunda Água viabilizou a construção de oito microaçudes e oito cisternas, que irrigam por gotejamento áreas de 1000 m² e 500 m², respectivamente, além de quatro açudes para cultivo de peixes. A capacitação, realizada na última sexta-feira (14/10), foi coordenada pela Emater/RS-Ascar e Departamento Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com a Emater/RS-Ascar, 20 famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) são atendidas pelo Programa Segunda Água em Tiradentes do Sul. O objetivo do Programa é apoiar a construção de tecnologias sociais de captação de água da chuva em propriedades de agricultores familiares que encontram-se na faixa da extrema pobreza, ou seja, que tenham renda mensal por pessoa de até R$ 85,00. 

No Rio Grande do Sul, o Programa Segunda Água é coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). A execução dos projetos de microaçudes e cisternas, bem como a distribuição de kits de irrigação, é de responsabilidade da Emater/RS-Ascar. 

Capacitação 

Durante o turno da manhã, a capacitação transcorreu na Câmara Municipal de Vereadores. No local, foram discutidos assuntos sobre a importância da água para o Planeta, alimentação de qualidade e receitas de alimentos agroecológicos para peixes. 

Após o almoço, gratuito para as famílias do Segunda Água, o grupo foi de ônibus até a propriedade do agricultor Egon Eberhardt, localizada em Linha São Francisco. No local, foi possível confirmar os benefícios da irrigação na horta e nas estufas. O agricultor Eberhardt conduziu o grupo até uma fonte de água para mostrar seus esforços na preservação da mata ciliar, importante para o equilíbrio ecológico. 

De parte da prefeitura de Tiradentes do Sul, acompanharam as atividades a bióloga Danieli Luisa Manske e a fiscal ambiental Janete de Lima. 

Avaliação 

Os promotores da capacitação consideram a atividade extremamente importante, não apenas pelos temas abordados, mas sobretudo pelo interesse demonstrado pelos adultos e jovens, filhos dos beneficiários do Segunda Água. 
Na Região Celeiro, além de Tiradentes do Sul também foram contemplados pelo Segunda Água os municípios de Braga, Coronel Bicaco, Crissiumal, Derrubadas, Esperança do Sul, Miraguaí, Tiradentes do Sul e Três Passos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.