Agronegócio

Segunda etapa de vacinação contra aftosa começa em Roraima

22 estados são reconhecidos como zona livre de aftosa com vacinação
Por:
2216 acessos
O estado de Roraima abriu a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa nesta terça-feira, 1º de outubro. A campanha começa em Rondônia no dia 15 deste mês, mesma data do início da fase única no Amapá. Nos demais estados, exceto no Piauí, a imunização dos rebanhos será em novembro.


A vacinação de todo o rebanho de bovinos e bubalinos será no Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. Já a imunização em animais com idade abaixo de 24 meses está prevista na Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins. Algumas localidades desses estados têm datas diferenciadas (clique
aqui para consultar o calendário completo).

Os serviços veterinários oficiais têm 30 dias após o final do prazo para encaminhar ao Mapa relatório das atividades da campanha contra a enfermidade. A expectativa do Ministério da Agricultura é que 150 milhões de cabeças sejam vacinadas nesta nova etapa.


Atualmente, o Brasil reconhece como zona livre de febre aftosa com vacinação áreas de 22 estados (sendo sete do Nordeste e o Pará apenas em 2013) e o Distrito Federal. A campanha e todo trabalho realizado pelo governo são fundamentais para impedir a reintrodução da doença no território. Santa Catarina não está no calendário por ser zona livre de aftosa sem vacinação.


Clique aqui para conhecer os procedimentos corretos para a imunização do rebanho e aqui para mais informações quanto à campanha de vacinação contra a febre aftosa.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink