CI

Segunda-feira (27) será quente e seca

Por outro lado, algumas áreas do litoral entre sul e sudeste, poderão registrar temporais


Foto: Marcel Oliveira

A segunda-feira (27/12) será marcada pela atuação de uma forte massa de ar quente e seco ao sul do país, em particular na metade oeste do cone sul. Por outro lado, algumas áreas do litoral entre a região sul e sudeste, poderão registrar fortes temporais com a presença de eventos de tempo adverso como queda de granizo e chuvas intensas em curtos períodos de tempo. Além disso, na metade norte do território nacional, a presença de um corredor de umidade e instabilidades de altitude, favorecem a formação de nuvens carregadas com potencial para chuvas volumosas particularmente nas áreas produtoras do Matopiba. 

No decorrer da semana, as chuvas vão perdendo intensidade sobre a região nordeste e migrando um pouco mais para a parcela central do país. Contudo, a massa de ar seco e quente que atua sobre o norte da Argentina e sul do Brasil, ganha mais intensidade e abrangência ao longo dos próximos dias, elevando as temperaturas ao sul do MS, e oeste dos estados do sul. Além disso, os índices de umidade relativa do ar, poderão atingir níveis críticos na região da Campanha Ocidental, no sudoeste do RS, na quarta-feira (29/12). 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Saiba  a previsão para a sua cidade aqui

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Região Norte

As projeções indicam uma boa distribuição de chuvas sobre a região norte, com potencial para chuvas intensas entre o AM e PA. O forte fator termodinâmico, isto é, o calor e umidade, favorecem a formação das nuvens carregadas. Apenas em alguns pontos da região do Baixo Amazonas no noroeste do PA, sul de RR, e extremo oeste do AM terão chuvas mais esparsas e com baixos volumes. 

Região Nordeste

Existe a possibilidade do registro de chuvas em praticamente todas as áreas da região, com potencial para chuvas intensas nas áreas produtoras do Matopiba. Os fatores que estão contribuindo para essas chuvas são as instabilidade de altitude e a presença de um corredor de umidade ligando a região amazônica com o oceano, fazendo com que as chuvas ocorram com forte intensidade sobre o sul do MA, sul do PI, oeste e sul da BA e também ao sul do CE. Inclusive, os acumulados poderão ser expressivos no sul do PI, podendo superar a marca dos 80 mm no decorrer do dia, assim como no sul da BA. 

Região Centro-Oeste

A presença de uma área de baixa pressão e o corredor de umidade atuando sobre o centro-oeste, mantém as condições para chuvas na metade norte da região. Essas chuvas serão bem distribuídas no extremo norte do MT e do GO, por outro lado ao sul desses dois estados as condições para chuvas são menores. Já em todo o estado do MS, o tempo segue firme, com temperaturas que podem superar os 38°C no sul do estado e índices de umidade inferiores aos 20% nos horários mais críticos. 

Região Sudeste

As chuvas podem ocorrer em todos os estados da região, especialmente nas áreas do leste e norte do sudeste. Os sistemas que favorecem essas chuvas são a presença de uma área de baixa pressão no litoral de SP e o corredor de umidade que atua na metade norte do país. Assim no litoral de SP, RJ, ES e leste de MG as chuvas poderão ser intensas e acompanhadas de eventos significativos como queda de granizo, vendavais, grande volumes em curtos períodos de tempo e acumulados expressivos no final do dia. Contudo, na metade oeste de SP e triângulo mineiro as condições para chuvas são mínimas, mantendo o dia com o predomínio de sol e temperaturas elevadas. 

Região Sul

Em grande parte da região, o predomínio será de uma forte massa de ar quente e seco, sobretudo na metade oeste dos estados, ao passo que no litoral de SC e leste do PR há condições para pancadas de chuvas. Nessas áreas as chuvas poderão ser localmente fortes, acompanhadas de muitos raios, vendavais e até mesmo queda de granizo isolado. Sobre o RS, o tempo poderá apresentar temperaturas elevadas e umidade relativa do ar abaixo dos 20% nos horários mais críticos do dia.

Veja os mapas destaques para hoje:

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.