SEGUNDA-FEIRA: temperaturas entram em declínio acentuado
CI
Imagem: Gabriel Luan Rodrigues
AGROTEMPO

SEGUNDA-FEIRA: temperaturas entram em declínio acentuado

Segunda-feira será marcada pela entrada da massa de ar frio
Por: -Aline Merladete

Presença de ciclone na costa sul impulsiona o ar polar.

A segunda-feira (16/05) será marcada pela entrada da massa de ar polar no território nacional.  As projeções indicam que a atuação de um ciclone subtropical na costa da Região Sul impulsiona o ar frio do sul do continente em direção ao centro do país. Com isso, já nesta segunda, as temperaturas entram em declínio acentuado. 

Apesar disso, ainda não teremos um avanço significativo do frio para as regiões mais centrais do país. Mas vale destacar que, entre o final do dia e madrugada de terça, o frio se intensifica e as temperaturas despencam sobre o centro-oeste e sudeste. 

Ainda nesta segunda, teremos a atuação da frente fria sobre a parcela central do país. As chuvas serão mais brandas do que as registradas no final de semana, mas ainda serão registradas.  Na segunda, o risco para geadas se concentra no extremo sul do Brasil. Entretanto, entre o anoitecer e madrugada de terça, essa condição será intensificada.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

As instabilidades tropicais, típicas da região, em conjunto com o padrão dos ventos, mantém o potencial de chuvas em praticamente todas as áreas da região norte. As projeções indicam volumes significativos sobre o norte de RO e sul do AM. Ao mesmo tempo, as instabilidades ficam mais esparsas sobre o estado do PA. E sobre o TO, o predomínio será de tempo firme, com exceção do norte do estado. 

Região Nordeste

O padrão dos ventos sobre a região e o domínio de uma massa de ar mais seco, diminui as condições de chuvas sobre grande parte do nordeste. Algumas instabilidades podem surgir na costa da região, entre o AL e RN, no entanto serão chuvas fracas e passageiras. As maiores probabilidades de chuvas expressivas são previstas para a metade oeste do MA, mesmo assim os volumes são pouco significativos. O tempo será seco desde o sul da BA até o norte do PI. As temperaturas ficam acima dos 30°C na maior parte das regiões, com destaque para a parcela central do nordeste.  

Região Centro-Oeste

O ramo de instabilidades da frente fria continua atuando sobre parte da região. Essas instabilidades se concentram sobre o norte do MS, sul do GO e sul do MT. Porém os volumes previstos são menores do que os registrados ao longo do final de semana. Também chove no extremo norte do MT, contudo, os volumes também serão baixos. Além disso, no decorrer do dia, as temperaturas entram em declínio acentuado no sul do MS, sendo um prenúncio do avanço da massa de ar polar. Ao mesmo tempo, a metade norte da região, ainda terá uma tarde de temperaturas elevadas. 

Região Sudeste

É esperada a continuação das chuvas sobre a região, especialmente na faixa central do sudeste. O dia ficará bastante encoberto, com chuvas a qualquer momento. As áreas com as maiores probabilidades de chuvas ficam entre o norte e leste de SP, metade sul de MG, RJ e ES. Entretanto, no sul e sudoeste de SP e noroeste de Minas, o tempo fica mais seco. Nesta segunda, a massa de ar frio ainda não chega sobre a região. Porém isso ocorrerá durante a madrugada de terça, e vai provocar um declínio acentuado nas temperaturas.

Região Sul

A atuação do ciclone na costa da região, garante a forte presença dos ventos e da entrada do ar frio. No amanhecer desta segunda-feira, algumas áreas do sul do RS poderão registrar a formação de geadas fracas. Mas é no final do dia que as menores temperaturas serão registradas. Onde os termômetros ficaram abaixo dos 5°C ao anoitecer em uma ampla área da região sul. No período da tarde, as temperaturas também não sobem de forma expressiva. Podem surgir algumas chuvas fracas e pontuais sobre as serras do norte do RS e meio oeste de SC. Os ventos também vão garantir presença ao longo do dia, sobretudo nas áreas do sudeste do RS. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Probabilidade de Geadas

Temperatura Mínima

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo.

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.