CI

Segunda-feira é Dia do Jovem Rural no Caminhos da Integração na Expointer

O Dia do Jovem Rural é mais uma ação para valorizar este público e estimular sua permanência no campo


A juventude rural será a grande homenageada desta segunda-feira (31-08) no espaço dos Programas Institucionais da Emater/RS-Ascar, no Caminhos da Integração - organizado em parceria pela Emater/RS-Ascar, UFRGS e Fepagro na Expointer. O Dia do Jovem Rural é mais uma ação para valorizar este público e estimular sua permanência no campo, uma das metas da Frente Programática Rio Grande Jovem – que está em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.

A partir das 15h, três moradores de Chuvisca subirão ao palco para contar ao público como reestruturaram os grupos de jovens do município. Um jovem agricultor de Sapiranga dará seu depoimento em seguida, relatando como está estruturando sua propriedade para a produção orgânica e as razões que o levaram a optar por permanecer no campo.

As ações em prol do Jovem Rural não se concentram apenas na segunda-feira. Todos os dias eles, as mulheres rurais e os idosos podem conferir, no espaço dos Programas Institucionais, que fica no Caminhos da Integração, os trabalhos desenvolvidos pela Emater/RS-Ascar que os beneficiam. O espaço aconchegante serve para que os visitantes, além de receber informações, descansem e conversem.

Segundo a diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, o jovem rural e a mulher rural são dois públicos especiais para Emater/RS-Ascar, pela importância que desempenham junto à família rural. “Preparamos uma Frente Programática para trabalhar com os jovens rurais, pois entendemos que depende dele a sucessão da família rural. Com o Rio Grande Jovem, queremos mostrar também que o campo está cheio de oportunidades e que ele pode ser o dono de seu próprio destino”, disse ela.

A pedagoga Thaís Teixeira veio neste final de semana, em companhia da mãe, Dóris, aproveitar a sombra e o espaço para ler a Agenda da Mulher e obter mais informações sobre a Frente Programática Rio Grande Mulher da Emater/RS-Ascar. Thais salientou a importância da informação qualificada que os extensionistas levam às moradoras do campo e que pode ser obtida durante a Expointer, na quadra 37.

ATIVIDADES ESPEICIAS – Além do Dia do Jovem Rural, estão sendo programados o Dia da Mulher e do Idoso. Na próxima sexta-feira (4) as visitantes poderão assistir à palestra sobre câncer de mama, apresentada pela equipe do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) a partir das 14h, ou aprender a fazer fuxico com as oficinas da extensionista Márcia Sparenberguer. Márcia estará durante toda a Feira a disposição do público – para aprender a técnica, basta procurá-la no galpão dos Programas Institucionais.

O Dia do Idoso será comemorado no sábado (5), quando um coral de homens e mulheres de Morro Reuter apresenta seu espetáculo de músicas sacras a partir das 15h. Outro grupo de idosos, os Amigos da Floresta, de Sertão Santana, fará sua apresentação de coral e de dança no mesmo espaço amanhã (30), às 14h. As informações são da assessoria de imprensa da Emater-RS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.